Os Jogos Olímpicos de Paris estão chegando ao fim, mas a chama do espírito esportivo no Distrito Federal (DF) continuará acesa durante todo o mês de agosto. Entre os dias 9 e 30 deste mês, ocorrerá a VII Olimpíadas de Integração da Segurança Pública do Distrito Federal (Olinsesp), promovida pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF).
A 7ª edição da Olinsesp reunirá centenas de atletas das forças de segurança, incluindo a Polícia Civil do DF (PCDF), Polícia Militar do DF (PMDF), Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), Defesa Civil, SSP-DF e convidados das polícias Penal (PPDF), Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF), Judicial e Legislativa.
O evento, que terá sua cerimônia de abertura nesta sexta-feira, dia 9, tem como objetivo a promoção da prática esportiva regular e o fortalecimento da saúde física e mental dos servidores dessas corporações. Ao todo, serão 16 modalidades em disputa: basquetebol, beach tennis, cabo de guerra, dominó, futebol de campo, futsal, judô, jiu-jitsu, natação, vôlei de quadra, vôlei de praia, tênis de mesa, triátlon, xadrez e orientação.
Entre as corporações que disputarão a Olinsesp em 2024, a PCDF, com 311 atletas inscritos, chega com confiança, uma vez que se destacou no World Police & Fire Games (WPFG) 2023, em Winnipeg, Canadá. Os policiais civis do DF conquistaram 156 medalhas, sendo 54 ouros, 56 pratas e 46 bronzes. Das corporações de mais de 70 países, a delegação garantiu o 3º lugar no ranking em conquistas de medalhas.
Esta não foi a primeira vez que os atletas da PCDF se destacaram nos Jogos Mundiais da Segurança Pública, como é conhecido o WPFG. Em 2022, em Rotterdam, na Holanda, os policiais civis retornaram ao DF com 97 medalhas, estabelecendo-se como a segunda melhor corporação na competição.
Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), Enoque Venancio de Freitas, os resultados conquistados pelos atletas da PCDF no esporte refletem o compromisso deles com a Segurança Pública. “São investigadores de excelência e atletas de alta performance. O esporte para esses investigadores é mais do que um passatempo, é um estilo de vida. Foi uma maneira encontrada para cuidar da saúde, sobretudo mental, uma vez que o nível de adoecimento na corporação é elevado”, explica.
“Promover e incentivar a prática esportiva é uma das maneiras de cuidar da saúde do policial, que, ultimamente, vem sendo prejudicada pelo sentimento de desvalorização profissional e sobrecarga de trabalho. São heróis anônimos que sacrificam diariamente suas vidas pelo bem-estar dos cidadãos. Somos recordistas na elucidação de crimes e no esporte, mas estamos fora do pódio quando o assunto é valorização”, destaca Enoque.
O secretário de SSP-DF, Sandro Avelar destacou a importância dos jogos para a união e o bem-estar dos profissionais. “Nossa rotina diária é intensa e nem sempre é possível a interação com colegas de outras forças. A Olinsesp permite uma melhora na comunicação e no senso de comunidade. Aliado a isso, temos, ainda, a melhoria da saúde física e, sobretudo, a mental, que é um dos lemas da competição”, afirmou o secretário, após reunião com gestores das forças de segurança para tratar da Olinsesp.
A equipe organizadora da 7 ª edição da Olinsesp criou uma página com todas as informações sobre o evento, onde atletas e o público em geral poderão acompanhar a programação, calendários de jogos, quadro de medalhas, galeria de imagens e outras divulgações. Acesse: www.olinsesp2024.com.br.
A olimpíada contará, ainda, com uma programação cultural voltada para os participantes nos dias dos Jogos, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).
O governador Ibaneis Rocha assinou, na manhã desta quarta-feira (20), o decreto que oficializa a…
Verbas de medidas compensatórias obtidas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) na área ambiental,…
Após a resolução de problemas técnicos na plataforma de inscrição, os interessados já podem se…
No Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira (20/11), o Governo…
Este ano, o Governo do Distrito Federal (GDF) já arrecadou R$ 2,657 bilhões com os…
Mais um golpe do tipo phishing está vitimando brasileiros: o “golpe da CNH”, no qual…