Minas Gerais

BDMG lança Prêmio de Empreendedorismo Social para reconhecer projetos realizados no estado

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais lança o Prêmio BDMG de Empreendedorismo Social, para reconhecer projetos de empreendedorismo social realizados no estado.

Com edital publicado nesta segunda-feira (4/11) e inscrições abertas até 8/1/2025, a iniciativa valoriza ações que promovem impacto social positivo para grupos e/ou comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Nesta primeira edição serão selecionados dez projetos sociais para recebimento de premiação, no valor de R$ 14 mil cada. Os premiados participarão ainda de capacitação em gestão de organizações sociais.

A medida visa apoiá-los na estruturação organizacional, elaboração e gestão de projetos sociais, além de captação de recursos, ética e integridade, promovendo a sustentabilidade de suas atividades.

“O prêmio foi concebido em consonância com a missão, visão e valores do BDMG, reafirmando seu propósito de transformar iniciativas em realidade e fazer a diferença na vida dos mineiros. Nosso desejo é reconhecer e apoiar com suporte financeiro as organizações sociais que geram impacto na sociedade mineira e, assim, fazem a diferença em suas comunidades”, explica o presidente do banco, Gabriel Viégas Neto.

Regras

Para contemplar a diversidade de Minas Gerais, será premiado um projeto de cada uma das dez macrorregiões do Estado. O prêmio é destinado a pessoa jurídica sem finalidade lucrativa e que tenha executado iniciativa voltada ao desenvolvimento do empreendedorismo social com sede em Minas Gerais, além de receita anual em 2023 de até R$ 500 mil. É necessário, ainda, estar com a documentação regular.

Para que o projeto possa concorrer à premiação, também é preciso que tenha resultados mensurados e comprovados entre 1/7/2022 e 30/6/2024, além de se enquadrar na temática de empreendedorismo social, ou seja, projetos que buscam a autossustentabilidade de uma pessoa ou de um grupo social por meio de negócios locais, capacitações em educação e gestão financeira, incentivo ao empreendedorismo.

Outro critério é ter como público-alvo mulheres e/ou jovens entre 14 e 29 anos, sendo limitada a inscrição de um projeto por concorrente.

Para o julgamento dos projetos, será formada comissão de seleção composta por integrantes do BDMG e do Instituto de Cidadania dos Empregados do BDMG (Indec), que atua na frente social do banco.

O edital do prêmio está disponível neste link.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Governo de Minas intensifica vacinação contra a coqueluche em todo o estado

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais…

23 horas ago

Polícia Militar de Minas Gerais lança operação para reforçar a segurança no Natal

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou, na manhã desta segunda-feira (2/12), a Operação…

23 horas ago

Vacinação domiciliar para pessoas com autismo agora é lei em Minas Gerais

Lei é fruto do projeto de lei da deputada Maria Clara Marra, presidente da Frente…

1 dia ago

Geriatra chama atenção para aumento de casos de HIV em idosos

Neste domingo, dia 1º de dezembro, é o Dia Mundial de Combate à Aids. A…

2 dias ago

SESI lança campanha alertando para os riscos das apostas online

Preocupado com os impactos na saúde mental e financeira da sociedade, Serviço Social da Indústria…

2 dias ago

Fies: inscrições para vagas remanescentes do 2º semestre terminam hoje

As inscrições para as vagas remanescentes do segundo semestre de 2024 do Fundo de Financiamento…

4 dias ago