Estado investe R$ 1 milhão para ampliar hemodiálise no Noroeste de Minas

O Governo de Minas investiu R$ 1 milhão na implantação do serviço de terapia renal substitutiva, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com a compra de equipamentos para a Clínica de Hemodiálise Denilson Honório da Silva, em João Pinheiro, no Noroeste do estado.

Isso se enquadra na política do Estado, de levar a saúde para mais perto da casa das pessoas, com mais tempo e qualidade de vida. Antes, o serviço de hemodiálise mais próximo ficava em Patos de Minas, o que demandava um deslocamento superior a 2 horas de carro.

Com isso, a vida do motorista e aposentado Isak Manoel dos Reis, 71 anos, irá mudar. Ao longo de 13 anos, o motorista aposentado, que mora em João Pinheiro, conta que ia a Patos de Minas três vezes por semana para fazer hemodiálise.

“Eu me levantava às 6h da manhã, rodava 2 horas na rodovia, almoçava em um restaurante e entrava para a hemodiálise. Durante a sessão tudo é bom, o difícil é a hora em que eu saía da hemodiálise, tremendo, cansado e tendo que entrar em um carro para rodar mais 2 horas para voltar para casa”, relata.

Com o tratamento mais perto, Isak comemora a oportunidade de ter uma qualidade de vida melhor. Ele vê este momento como uma espécie de “segundo tempo” de vida, pois, sem , já não estaria mais vivo, como outros familiares dele que tiveram problemas nos rins.

(Maíra Lemos / SRS Patos de Minas)
 

Ampliar cobertura de saúde

A história de Isak Reis se repete em outros locais do estado, muitas vezes com deslocamentos de mais de 4 horas, três vezes por semana. O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, ressalta que a política estadual para redução de vazios assistenciais é uma meta da atual gestão.

Ele lembra ainda que o aposentado Isak Reis, que fazia hemodiálise às terças-feiras, quintas-feiras e sábados, vai poder reprogramar a sua vida. “No sábado, agora, em vez de ficar na estrada, ele vai poder ficar na feira, poder andar na cidade, ter um novo momento para ele e para família”, diz Fábio Baccheretti.

A SES-MG participou, nesta quarta-feira (21/8), da inauguração da clínica que vai atender toda a microrregião. Serão mais de 70 mil pessoas beneficiadas nas cidades de Brasilândia de Minas e Lagoa Grande, além de João Pinheiro.

O investimento vai possibilitar preencher um vazio assistencial na região para a doença renal crônica. A diretora administrativa da clínica, Dália Lina de Moraes, explica que serão atendidos neste primeiro momento entre 40 e 60 pacientes, mas o serviço poderá atender até 80 pessoas.

“Estamos passando de um serviço de média complexidade para alta complexidade, mas o mais importante é oferecer uma qualidade de vida aos pacientes”, reforça Dália.

Fonte

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Secretaria de Saúde de Minas capacita profissionais para enfrentamento das arboviroses nos municípios

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está promovendo, até esta quinta-feira…

3 horas ago

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61)…

4 horas ago

Caesb lança edital para concurso público, que terá provas em março de 2025

O edital para a realização do concurso da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal…

4 horas ago

Decreto institui celebração do Dia da Consciência Negra no calendário oficial do DF

O governador Ibaneis Rocha assinou, na manhã desta quarta-feira (20), o decreto que oficializa a…

1 dia ago

Recursos obtidos pelo MPMG financiam projeto de proteção a cavalos em Unaí

Verbas de medidas compensatórias obtidas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) na área ambiental,…

1 dia ago

Inscrições para curso de corte e costura industrial se encerram nesta quarta-feira (20)

Após a resolução de problemas técnicos na plataforma de inscrição, os interessados já podem se…

1 dia ago