Minas Gerais

Governo de Minas lança plataforma que moderniza e aprimora contratações públicas do Estado

Agentes públicos, contribuintes e cidadãos mineiros ganham uma importante inovação para modernização e uso estratégico de informações econômicas agregadas e pesquisas. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), lançou, nesta quinta-feira (5/2), a Plataforma de Inteligência de Dados, uma iniciativa digital que converte informações dos bancos de dados da SEF em conteúdo de valor para Minas Gerais.

A plataforma opera informações econômicas agregadas e viabiliza pesquisas fiscais e tributárias com apoio de inteligência analítica, para simplificar a tomada de decisões estratégicas por organizações públicas e privadas, de forma segura e responsável, sem revelar a identificação dos contribuintes e preservando o sigilo fiscal no uso das informações.

A primeira grande inovação disponibilizada é o módulo “Melhor Preço – Compras Públicas”, um sistema de pesquisa de preços para o processo administrativo de aquisições públicas sustentado pela base de dados da SEF, de 4 bilhões de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) autorizadas.

O “Melhor Preço – Compras Públicas” é dedicado a agentes públicos e aumenta a segurança, confiabilidade e assertividade das pesquisas de preços e definições de valores de referência nos processos de aquisições e contratações públicas.

Antes, como nem sempre era fácil encontrar preços de referência em registros de compras públicas e em bases oficiais de consulta, muitos processos de análise de preços dependiam de cotações feitas diretamente com fornecedores. Isso aumentava o tempo de resposta e limitava a quantidade de preços informados na instrução do processo.

“Com o módulo, os órgãos públicos passam a pesquisar de forma autônoma o preço estimado e o preço de referência realmente praticado para os itens que pretendem adquirir, reduzindo a demora e aumentando a confiabilidade das informações”, afirma o superintendente de Tecnologia da Informação da SEF, Bruno Meira.

No “Melhor Preço Compras Públicas” existem ainda as funcionalidades de comparativo de preços entre diferentes itens e filtros avançados, como período, faixa de valores, termos, entre outros. O sistema permite também depurar o melhor preço, excluindo sobrepreços, preços inexequíveis e preços com a integridade prejudicada.

Outros módulos serão disponibilizados em breve, impactando mais de 2,5 milhões de contribuintes ativos. São eles, os módulos de “Solicitação de arquivo digital XML – Documentos Fiscais Eletrônicos”; “Formulário de Solicitação de Dados”; e “Fatura Eletrônica”.

“O conjunto de procedimentos administrativos do governo conta agora com uma referência confiável de inteligência analítica, onde serão extraídas das bases oficiais de dados da Secretaria de Fazenda visões e soluções valiosas para o Estado e o mercado. Essa tecnologia dará à Administração Pública de Minas Gerais a possibilidade de tomadas de decisões mais ágeis e economicamente mais vantajosas”, disse o secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes.

Como aderir ao “Melhor Preço – Compras Públicas”

A Plataforma Inteligência de Dados pode ser acessada pela página principal da SEF/MG, no menu acesso rápido, pelo Portal de Atendimento e Serviços da Receita e Tesouro Estadual e pelo endereço https://plataformadeinteligenciadedados.fazenda.mg.gov.br/ .

Os agentes públicos interessados, ao acessarem o site da Plataforma, devem buscar o módulo de interesse. No caso do “Melhor Preço – Compras Públicas”, basta clicar em “Conheça e contrate”, ler as orientações e, no fim da página recém-aberta, clicar em “Quero aderir”.

Um formulário será aberto para o preenchimento de dados. Em seguida, o Comitê Gestor da Monetização de Dados da SEF/MG avaliará a solicitação e responderá ao pedido para liberação de acesso.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Diagnóstico precoce do Alzheimer ajuda pacientes e famílias a viverem com mais qualidade

Perder a memória aos poucos, repetir perguntas e apresentar mudanças de comportamento pode parecer algo…

1 hora ago

Secretaria de Saúde orienta sobre descarte correto de medicamentos vencidos em Minas Gerais

Remédio vencido na gaveta, caixa aberta no armário ou comprimido que sobrou do tratamento são…

2 horas ago

Aplicativo Minha Escola MG amplia acesso à vida escolar dos estudantes da rede estadual

O governador Romeu Zema e o vice-governador Mateus Simões participaram, nesta terça-feira (3/2), do lançamento…

3 dias ago

Contrata MG: nova plataforma do Governo de Minas vai conectar empresas a trabalhadores em todo o estado

Encontrar um emprego ou contratar profissionais qualificados acaba de ficar mais fácil com o lançamento…

3 dias ago

Prefeituras mineiras terão R$ 500 milhões para financiar infraestrutura e sustentabilidade pelo Edital BDMG Municípios 2026

As prefeituras mineiras terão acesso a meio bilhão de reais em crédito no Banco de…

3 dias ago

Governo de Minas lança cartilha com orientações de saúde para o Carnaval 2026

Com a expectativa de milhões de foliões circulando por Belo Horizonte, cidades históricas e polos…

3 dias ago