Minas Gerais

MG App chega a 5 milhões de usuários e traz novas funcionalidades para incentivar doação de sangue no estado

O MG App, aplicativo oficial do Governo de Minas, completou 5 milhões de usuários cadastrados e traz novas funcionalidades para incentivar a doação de sangue em Minas Gerais.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), o aplicativo oferece mais de cem serviços públicos para os mineiros e foi responsável por 50% dos agendamentos de doação de sangue em 2024.

No MG App, já é possível agendar doação de sangue, consultar estoque e verificar as unidades de atendimento da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (Hemominas).

A novidade é que o aplicativo passará a contar, até o final de setembro, com uma área exclusiva para o doador, onde ele poderá conferir seu histórico de doações e informações sobre a próxima doação. Outras facilidades para incentivar as doações de sangue serão incorporadas gradualmente.

“O MG App foi desenvolvido para democratizar o acesso da população às políticas públicas, por meio da digitalização de serviços do Estado. A Seplag-MG trabalha em conjunto com os órgãos, como foi com a Hemominas, para que o cidadão tenha muito mais facilidade, agilidade e conforto ao recorrer a serviços essenciais”, destacou o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz.

Em 2023, a Fundação Hemominas recebeu cerca de 338 mil candidatos à doação de sangue em Minas Gerais. Até agosto desse ano, já foram mais de 235 mil doações agendadas, sendo mais de 124 mil pelo MG App.

Também é possível agendar as doações pelo Portal MG (mg.gov.br) e pelo site hemominas.mg.gov.br.

“A inovação do serviço público é fundamental para ampliar o alcance da divulgação desse gesto solidário, que é doar sangue, que salva a vida de muitos mineiros”, celebrou o analista da Assessoria de Captação de Doadores da Fundação Hemominas, Thiago Figueira Sindeaux.

Cinco milhões de usuários

Moradora de Divinópolis, Lilian Andrade, é uma das 5 milhões pessoas que utiliza o MG App.

“É uma ferramenta rápida, simples e segura. Para fazer login é preciso ter acesso à conta do gov.br e isso traz uma tranquilidade, por não precisar estar com os documentos em mãos. Além disso, o app envia notificações sobre os serviços. Eu, enquanto doadora de sangue há muitos anos, vou começar a usar o aplicativo para esse fim também”, afirmou.

O MG App está disponível gratuitamente para download nas lojas App Store e Google Play.

O aplicativo foi desenvolvido pela Companhia de Tecnologia de Informação de Minas Gerais (Prodemge) e reúne serviços públicos de 17 órgãos e entidades, como emissão de documentos, consulta de boletim escolar, agendamento de horário nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), solicitação de segundas vias de contas de energia e de água, entre outros.

Doação de sangue

Para realizar o agendamento, o candidato à doação precisa informar o município de residência, nome completo, e-mail, CPF, RG, data de nascimento, telefones de contato e uma unidade de referência, conforme a disponibilização de dia e horário de cada unidade da Hemominas.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Secretaria de Saúde de Minas capacita profissionais para enfrentamento das arboviroses nos municípios

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está promovendo, até esta quinta-feira…

2 horas ago

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61)…

3 horas ago

Caesb lança edital para concurso público, que terá provas em março de 2025

O edital para a realização do concurso da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal…

3 horas ago

Decreto institui celebração do Dia da Consciência Negra no calendário oficial do DF

O governador Ibaneis Rocha assinou, na manhã desta quarta-feira (20), o decreto que oficializa a…

1 dia ago

Recursos obtidos pelo MPMG financiam projeto de proteção a cavalos em Unaí

Verbas de medidas compensatórias obtidas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) na área ambiental,…

1 dia ago

Inscrições para curso de corte e costura industrial se encerram nesta quarta-feira (20)

Após a resolução de problemas técnicos na plataforma de inscrição, os interessados já podem se…

1 dia ago