Minas Gerais

MPMG lança cartilha para fortalecimento dos Conselhos e Fundos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Promoção dos Direitos das Pessoas Idosas e das Pessoas com Deficiência (CAO-IPCD), elaborou e acaba de lançar a cartilha orientativa “Fortalecer para incluir: guia prático para criação de Conselhos e Fundos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência”.

A publicação integra o projeto institucional “Fortalecer para Incluir”, que tem como foco a indução, criação, regularização e revitalização dos Conselhos Municipais de Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, bem como a estruturação de seus respectivos Fundos Especiais.

Com linguagem acessível e abordagem prática, a cartilha oferece subsídios técnicos e jurídicos para orientar conselheiros, gestores públicos e Promotorias de Justiça na implementação e no fortalecimento desses instrumentos de participação social e financiamento de políticas públicas inclusivas.

“Nosso objetivo é oferecer uma ferramenta técnica e acessível que possa fortalecer a governança local, ampliar a participação social e viabilizar o financiamento de políticas públicas inclusivas”, destaca a promotora de Justiça Erika de Fátima Matozinhos Ribeiro, coordenadora do CAO-IPCD.

Para acessar a cartilha, clique aqui.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Nos 35 anos do CDC, Colegiado Nacional de Procons Estaduais cria enquete nacional para avaliar percepção de consumidores

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) está completando 35 anos e, para avaliar a…

17 horas ago

Prouni: prazo para comprovar informações de inscrição termina hoje

O prazo para os estudantes pré-selecionados no Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo…

18 horas ago

GDF vai reforçar segurança nas unidades da rede pública de saúde

A rede pública de saúde do Distrito Federal contará com reforço na segurança dos profissionais…

18 horas ago

GDF institui Política Distrital de Atenção Humanizada ao Desaparecimento de Pessoas

O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou a Política Distrital de Atenção Humanizada ao Desaparecimento…

2 dias ago

Estoque de sangue O negativo está crítico em hemocentro de Brasília

O estoque de sangue tipo O negativo está crítico na Fundação Hemocentro de Brasília. O…

2 dias ago

Plataformas SeloVerde e CAR 2.0 ganham versão mobile para ampliar acessibilidade

As plataformas SeloVerde e CAR 2.0 ganharam versões otimizadas para celulares e tablets nesta semana.…

3 dias ago