Minas Gerais

Polícia Militar de Minas Gerais lança operação para reforçar a segurança no Natal

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou, na manhã desta segunda-feira (2/12), a Operação Natalina 2024. A ação busca garantir tranquilidade e mais segurança para a população em razão do aumento do fluxo de pessoas e do movimento no comércio varejista nas festas de fim de ano.

A operação terá um reforço do efetivo policial em todo o estado, incluindo militares que atuam em funções administrativas, e o emprego de todas as modalidades de policiamento especializado, como Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário. Somente em Belo Horizonte, serão 700 policiais a mais nas ruas.

O objetivo é intensificar a segurança em todo o estado durante o período de 2/12 a 31/12, prevenir os crimes contra o patrimônio, como furtos e roubos, a potencialização da sensação de segurança nas áreas comerciais e nas chamadas zonas quentes de criminalidade.

A ação também busca chamar a atenção e conscientizar a população do estado, principalmente os idosos, sobre a atuação de criminosos que utilizam a internet para aplicar os mais diversos golpes de estelionato, como Pix errado, promoções tentadoras, falsos atendentes de bancos, cupons de descontos e boletos falsos.

Participaram da solenidade, que ocorreu na Esplanada do Mineirão, na Pampulha, o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, o chefe do estado-maior, coronel Maurício José de Oliveira, o chefe do Gabinete Militar do governador e coordenador estadual de Defesa Civil (GMG), coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende, o comandante da Primeira Região (1ª RPM), coronel Gibran Maciel da Silva, o diretor de operações (DOP), coronel Ralfe Veiga de Oliveira, o vice-presidente de relações públicas e sociais da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH), Fausto Sebastião Izac, além de representantes da sociedade civil.

O coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, frisou que a operação natalina é uma oportunidade de estreitar os laços de integração e de parceria entre a PM e a sociedade. “A presença potencializada do policiamento nos centros comerciais faz parte desse processo”, destacou.

Prevenção

Com colaboração da CDL/BH, a PMMG elaborou cartilhas com dicas de segurança voltadas aos comerciantes e à população em geral durante as compras.

A cartilha aborda a importância da adoção de medidas de autoproteção para a prevenção de crimes, sejam eles físicos ou virtuais, e será distribuída em todo estado.

Vale lembrar que, em outubro, a Polícia Militar de Minas Gerais lançou a megacampanha “Se deu dúvida, é golpe!”, tendo o influencer Tião Bruto Sistemático como garoto-propaganda.

A campanha integra as estratégias da Polícia Militar para a redução da criminalidade em Minas e foi elaborada com base no tripé comunicação, inteligência e operações.

Como parte da megacampanha, a Polícia Militar, em parceria com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) realizou a prisão de diversos autores envolvidos em crimes de estelionato, inclusive em outros estados.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Com estoque crítico, Hemocentro de Brasília oferece senhas preferenciais para doadores A negativo

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) está distribuindo senhas preferenciais para doadores de sangue A…

13 horas ago

Estado publica mais 271 concessões do Adveb para servidores da educação

O Governo de Minas Gerais segue demonstrando seu compromisso com a valorização dos servidores da…

13 horas ago

Governo de Minas intensifica vacinação contra a coqueluche em todo o estado

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais…

2 dias ago

Vacinação domiciliar para pessoas com autismo agora é lei em Minas Gerais

Lei é fruto do projeto de lei da deputada Maria Clara Marra, presidente da Frente…

2 dias ago

Geriatra chama atenção para aumento de casos de HIV em idosos

Neste domingo, dia 1º de dezembro, é o Dia Mundial de Combate à Aids. A…

3 dias ago

SESI lança campanha alertando para os riscos das apostas online

Preocupado com os impactos na saúde mental e financeira da sociedade, Serviço Social da Indústria…

3 dias ago