Minas Gerais

Secretaria de Educação moderniza processos com assinatura digital de documentos escolares

SEE-MG / Divulgação

Ampliando o acesso a novas tecnologias e modernizando cada vez mais suas ferramentas, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), lançou o Sistema de Documentos Digitais (eDoc), uma plataforma que permite a assinatura digital de documentos escolares.

O sistema, desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), visa modernizar processos, facilitar o acesso a documentos para estudantes e seus responsáveis, e eliminar a necessidade de deslocamento físico às escolas da rede estadual.

Em fase piloto, o eDoc integra-se ao gov.br, permitindo a assinatura digital de documentos. A primeira funcionalidade disponível é a assinatura da Declaração de Transferência para estudantes que cancelaram a renovação automática de matrícula. Outros documentos serão incluídos gradualmente ao longo de 2025.

“Com o eDoc, as escolas podem assinar digitalmente documentos que antes eram assinados manualmente. Iniciamos com a Declaração de Transferência, documento muito solicitado nesta época do ano por estudantes que querem mudar de escola, e expandiremos o uso para outros documentos, facilitando a vida de estudantes e da rede pública”, explica o assessor-chefe de Inovação da SEE, Magno Peluso.

O passo a passo para utilizar o sistema está disponível neste link.

Assinatura digital e autenticação

Todos os estudantes ou seus responsáveis que cancelaram a renovação automática de matrícula têm a Declaração de Transferência disponível para assinatura digital do diretor no eDoc.

Após a assinatura via gov.br, o documento é enviado automaticamente para o e-mail cadastrado no Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade). Caso o estudante não possua e-mail cadastrado, a escola fará o download e envio do documento por outros meios.

A autenticidade do documento pode ser verificada por meio do QR Code ou acessando este link. O uso do sistema ainda não é obrigatório; caso haja impossibilidade de assinatura digital, a escola emitirá o documento físico.

Conecta GOV.BR

Minas Gerais é o segundo ente federativo a utilizar o Conecta GOV.BR, promovendo a troca segura de informações entre sistemas. A SEE/MG utiliza essa plataforma para garantir a atualização dos dados de estudantes, servidores, instituições e empresas fornecedoras. Isso proporciona mais agilidade e facilita o acesso a serviços públicos, eliminando a necessidade de reapresentação de informações.

O Conecta GOV.BR, desenvolvido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), está disponível para estados e municípios desde 2024, em conformidade com a Lei nº 14.129/2021 (Governo Digital) e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

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