Minas Gerais

Zema realiza primeira reunião com o secretariado em 2023

O governador Romeu Zema se reuniu com os secretários de Estado na tarde desta segunda-feira (13/2), no Palácio das Mangabeiras, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Na primeira reunião do secretariado de 2023 e do atual mandato, o governador ressaltou a necessidade de manter o alinhamento dos anos anteriores, com novos objetivos e avanços. “Estamos em um novo governo, os secretários continuam, os pilares do nosso governo continuam, mas estaremos iniciando uma nova fase. A nossa primeira gestão foi marcada pela arrumação da casa e uma série de manutenções, e essa fase passou. Agora entraremos em uma fase de reformas estruturantes”, resumiu Zema aos secretários.

Participaram da reunião o secretário de Estado de Governo (Segov), Igor Eto, o secretário de Estado de Fazenda (SEF-MG), Gustavo Barbosa, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag), Luísa Barreto, o secretário de Estado de Saúde (SES-MG), Fábio Baccheretti, a secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Elizabeth Jucá, o secretário de Estado de Educação (SEE/MG), Igor de Alvarenga, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo, o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Leônidas Oliveira, além do controlador-geral do Estado (CGE-MG), Rodrigo Fontenelle, o advogado-geral do Estado (AGE-MG), Sérgio Pessoa, o delegado-geral da Polícia Civil, Joaquim Francisco Neto e Silva, o comandante do Gabinete Militar do Governador, coronel Frederico Otoni, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Erlon Dias do Nascimento e o coronel Rodrigo Piassi do Nascimento, comandante-geral da Polícia Militar.

Também estiveram presentes a secretária-geral adjunta, Cristiana Kumaira, as chefes de gabinete da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Patrícia Mello, da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Carolina Vespúsio, e a ouvidora-geral ajunta do Estado (OGE-MG), Gabriela Câmara. Cada secretário fez um resumo das pautas e ações mais importantes da pasta.

Consultor especial

O governador Romeu Zema também aproveitou a reunião de secretariado para apresentar a nova função que será executada pelo consultor especial do governador, Salim Mattar. Ele vai atuar assessorando diretamente o governador nas áreas do governo que têm interlocução com a atração de novos investimentos para o Estado e cuidando da administração das estatais em elevados padrões de governança e compliance.

O trabalho como consultor é voluntário, sem remuneração. Salim participará da articulação entre as secretarias para viabilizar ações que auxiliam ao Estado de Minas Gerais a se transformar em um ambiente mais competitivo para atrações de novas empresas.

“Queremos que Minas cada vez mais seja um estado amigo de quem trabalha e produz. Nesse sentido, temos que continuar avançando para destravar Minas. Sabemos que ainda temos muito para fazer. Nesse sentido, a experiência do Salim Mattar vai ser fundamental para seguirmos atraindo cada vez mais empresas e, consequentemente, abrindo mais postos de trabalho. Nosso objetivo é alcançar nossa meta de um emprego para cada mineiro”, destacou o governador Romeu Zema.

O empresário de 74 anos é fundador da Localiza Rent a Car S/A e já ocupou o cargo de Secretário de Desestatização, Desinvestimentos e Mercados do Ministério da Economia, de 2019 a 2020.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Minas intensifica ações de combate à violência contra a mulher

O Governo de Minas tem intensificado as ações de combate à violência contra a mulher.…

2 horas ago

Pacientes do SUS em Minas Gerais podem escolher hospital para a realização de cirurgias eletivas

O Governo de Minas está colocando em prática uma iniciativa inédita para os usuários do…

2 horas ago

Secretaria de Saúde de Minas capacita profissionais para enfrentamento das arboviroses nos municípios

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está promovendo, até esta quinta-feira…

7 horas ago

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61)…

8 horas ago

Caesb lança edital para concurso público, que terá provas em março de 2025

O edital para a realização do concurso da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal…

8 horas ago

Decreto institui celebração do Dia da Consciência Negra no calendário oficial do DF

O governador Ibaneis Rocha assinou, na manhã desta quarta-feira (20), o decreto que oficializa a…

1 dia ago