Categories: MOBILIDADE

Encontro sobre Mobilidade Urbana no TCDF debate integração e redução do valor das passagens entre DF e Entorno

O Tribunal de Contas do Distrito Federal reuniu autoridades, gestores e especialistas para discutir a integração do transporte entre o DF e o Entorno, utilizado por cerca de 225 mil pessoas diariamente. O debate ocorreu durante o Encontro Nacional de Controle Externo em Mobilidade Urbana, organizado pela Escola de Contas (Escon) do TCDF com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB).

Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), dos 58,7 milhões de passageiros anuais do transporte semiurbano interestadual​ de todo o país, 55,35 milhões são do Entorno do DF, o que representa 94,30%. O transporte urbano no território do Distrito Federal é de responsabilidade do Governo do DF (GDF), enquanto nos municípios do Entorno cabe a cada um dos governos municipais. Mas, entre o DF e essas cidades limítrofes a atribuição é da União, por meio da ANTT. Para os especialistas, essa repartição de competências gera prejuízos à população, tais como viagens demasiadamente longas e sobreposição de tarifas.

O coordenador de Fiscalização e Operação de Rodovias da ANTT, Anderson Bellas, apresentou o panorama dos estudos realizados pelo Grupo de Trabalho sobre Transporte Público no DF e Entorno, sob sua coordenação. Anderson apontou como um dos principais desafios para a criação de uma estrutura compartilhada do transporte no DF e Entorno a necessidade de interligação dos sistemas de tecnologia. Ele também defendeu mais investimentos, implantação e melhorias dos terminais existentes, além do redimensionamento de linhas internas do GDF.

O coordenador do GT também ressaltou que praticamente não existem sistemas de transporte em regiões urbanas não subsidiados pelos governos. Isso acontece porque as tarifas ficam muito altas e a população não consegue arcar com os custos. Curiosamente, o transporte entre o Distrito Federal e o Entorno não tem subsídios. E, de acordo com a legislação vigente, a ANTT reajusta as tarifas anualmente.

O secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob/DF), Zeno José Andrade Gonçalves, destacou que o Plano Piloto recebe diariamente 1 milhão de visitantes. Segundo o secretário, metade desses visitantes se desloca em carros particulares, cerca de 350 mil automóveis, que não pagam para estacionar em áreas públicas. Nesse sentido, o titular da Semob/DF defendeu a cobrança de estacionamentos na área central de Brasília como forma de incentivar a utilização do transporte público. Ele ainda lembrou que o DF não tem elevado o preço da passagem, o que mantém o poder de compra do salário do trabalhador.

Por fim, o titular da Semob/DF citou que os próximos desafios para melhorar o transporte público entre o Distrito Federal e o Entorno do DF são expandir o BRT Sul até Valparaíso de Goiás e Cidade Ocidental; o BRT Oeste até Santo Antônio do Descoberto; o BRT Norte até Formosa; o BRT Leste até o Jardim ABC; e projetar, junto ao Governo Federal, um trem de subúrbio até Águas Lindas, integrado à Estação do Metrô em Ceilândia.

Caroline Fleury de Lima, secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal, do Governo de Goiás, também defendeu a integração e governança entre Distrito Federal, municípios e União para a melhoria dos serviços de transporte público. Caroline ressaltou que cerca de 224 mil pessoas se deslocam diariamente de cidades goianas vizinhas para o DF, gastando cerca de 4 horas por dia nesse processo.

Felipe Ricardo da Costa Freitas, superintendente de Fiscalização de Serviços de Transporte Rodoviário de Cargas e Passageiros da ANTT, reforçou a necessidade de governança, planejamento, transparência e fiscalização em tempo real do sistema.

Sobre o Grupo de Trabalho do Entorno:

O GT do Entorno foi criado em fevereiro deste ano para propor ações de gestão para o transporte coletivo semiurbano de passageiros na região do Distrito Federal e cidades do Entorno de Goiás.

O grupo tem o objetivo de: estudar soluções de gestão do sistema de transportes; acompanhar a Política tarifária do setor de transportes semiurbano do Entorno; e estudar a necessidade de revisão de modelo institucional de responsabilidades entre os entes federativos.

Editor

Recent Posts

Minas intensifica ações de combate à violência contra a mulher

O Governo de Minas tem intensificado as ações de combate à violência contra a mulher.…

2 horas ago

Pacientes do SUS em Minas Gerais podem escolher hospital para a realização de cirurgias eletivas

O Governo de Minas está colocando em prática uma iniciativa inédita para os usuários do…

2 horas ago

Secretaria de Saúde de Minas capacita profissionais para enfrentamento das arboviroses nos municípios

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está promovendo, até esta quinta-feira…

7 horas ago

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61)…

8 horas ago

Caesb lança edital para concurso público, que terá provas em março de 2025

O edital para a realização do concurso da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal…

8 horas ago

Decreto institui celebração do Dia da Consciência Negra no calendário oficial do DF

O governador Ibaneis Rocha assinou, na manhã desta quarta-feira (20), o decreto que oficializa a…

1 dia ago