O Tai chi chuan é uma arte marcial milenar chinesa, que reúne meditação, alongamento, respiração, concentração e auto-massagem. As várias modalidades da prática estão incluídas na lista de atividades integrativas e complementares do SUS e fazem parte da rotina de milhares de pessoas em todo o país.
Depois de frequentar as aulas na PHU (Praça da Harmonia Universal), em Brasília, por um ano, a editora de O Diário Daqui, Ana Paula Oliveira, mudou-se para Bonfinópolis de Minas e decidiu aproveitar a experiência adquirida para praticar o Tai Chi Chuan de forma gratuita com os moradores, em agosto deste ano, na sede da Adabem (Associação Damas do Bem), que acolheu a ideia e cedeu o local, três vezes por semana.
Em quatro meses de atividade, frases como: nossa! Era tudo que eu estava precisando. É maravilhoso! Só não vem quem não dá valor, já foram ditas por frequentadores. No começo, muitos foram conhecer, mas poucos permaneceram. Atualmente, cerca de dez mulheres frequentam as aulas regularmente. O número ainda é pequeno, mas a ideia é persistir. Além da sede da associação, os exercícios são feitos na praça, ao ar livre. Para se ter uma noção da importância desse tipo de atividade é só visitar o site da PHU (Praça da Harmonia Universal), criada há 44 anos, em Brasília, pelo mestre chinês de Tai chi chuan, Woo, com intuito oferecer o trabalho voluntário. Cerca de 30 pessoas frequentam as aulas diariamente, incluindo, sábados, domingos e feriados. Assista e saiba mais: Aula do professor Marcus Evandro. As aulas também acontecem na Praça dos Três Poderes, no centro da Capital.
As aulas da Ana Paula ainda não alcançam a qualidade dos mestres da praça, mas são feitas com dedicação e consciência de todo o benefício levado aos praticantes. “O pouco que sei aprendi com grandes entendedores do assunto. Não há nenhuma exigência para se praticar ou ensinar. É preciso ter apenas a vontade de promover o bem do corpo e da mente. Com isso, todos ganham”, disse, a voluntária. Pessoas de todas as idades podem participar. É uma hora de exercícios feitos em pé. Não é preciso levar nenhum objeto de apoio.
O Tai chi chuan deve ser praticado, preferencialmente ao ar livre, isso não sendo possível, qualquer outro local plano e silencioso pode ser utilizado. Com regularidade aumenta a vitalidade, reduz o estresse, fortalece o sistema imunológico, desenvolve o potencial mental e espiritual, estimula o equilíbrio emocional e ajuda na superação dos medos proporcionando serenidade. Aproveite a oportunidade. Qualquer um pode fazer e ter uma saúde melhor. Se a quantidade de pessoas aumenta a instrutora voluntária se sentirá ainda mais motivada a continuar o trabalho.
Confira a lista de outras atividades integrativas e complementares oferecidas pelo SUS:
O governador Ibaneis Rocha sancionou, nesta quinta-feira (21), a Lei Nº 7.575, que institui a…
Os 819 pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg),…
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), promove, neste…
O Governo de Minas tem intensificado as ações de combate à violência contra a mulher.…
O Governo de Minas está colocando em prática uma iniciativa inédita para os usuários do…
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está promovendo, até esta quinta-feira…
View Comments