Saúde

MG Transplantes abre credenciamento para realização de exames complementares para o diagnóstico de morte encefálica

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e o MG Transplantes anunciaram, nessa terça-feira (24/9), a publicação do edital de credenciamento de Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) para a prestação de serviços de realização de exames complementares (eletroencefalograma e doppler transcraniano) para o diagnóstico de morte encefálica nos processos de doação de órgãos e tecidos.

O anúncio foi feito pelo diretor do MG Transplantes, Omar Lopes Cançado Júnior, ao lado do governador Romeu Zema e do secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, durante o lançamento do programa “Alta Segura”, uma ação essencial aos pacientes transplantados.

O credenciamento completa, em Minas, as iniciativas referentes ao Setembro Verde, campanha mundial de conscientização da importância da doação de órgãos. “O diagnóstico preciso da morte encefálica é fundamental para uma abordagem aos familiares de potenciais doadores e, assim, após seu consentimento, iniciar os protocolos para efetivar a doação”, explica o diretor do MG Transplantes.

Atualmente, diversos hospitais mineiros não dispõem de exames complementares para conclusão do diagnóstico de morte encefálica, o que inviabiliza a conclusão dos protocolos e, consequentemente, impede a doação de órgãos. A contratação do serviço para realizar esses exames complementares proporcionará, portanto, o aumento das doações de múltiplos órgãos e, consequentemente, a redução de pacientes em lista de espera.

O edital (na íntegra) está disponível no site da Fhemig. Outras informações também podem ser solicitadas pelo e-mail mgtx.cis@fhemig.mg.gov.br. As inscrições permanecem abertas por tempo indeterminado.

MG Transplantes

O MG Transplantes, vinculado à Fhemig, é responsável pela coordenação da política de transplantes de órgãos e tecidos no Estado de Minas Gerais, integrando a Central Estadual de Transplantes (CET) e as Organizações de Procura de Órgãos (OPOs), estrategicamente distribuídas por regionais, localizadas nos municípios de Belo Horizonte (Metropolitana), Ipatinga (Vale do Aço), Governador Valadares (Leste), Juiz de Fora (Zona da Mata), Pouso Alegre (Sul), Divinópolis (Oeste) e Montes Claros (Norte).

A Central Estadual de Transplantes (CET) do Complexo MG Transplantes está localizada em Belo Horizonte – Minas Gerais e as Organizações de Procura de Órgãos – OPOs estão localizadas nos seguintes municípios do Estado: OPO Metropolitana em Belo Horizonte, OPO Vale do Aço em Ipatinga, OPO Leste em Governador Valadares, OPO Zona da Mata em Juiz de Fora, OPO SUL em Pouso Alegre, OPO Norte em Montes Claros.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Caderneta de Saúde da Criança ganha versão digital; saiba como acessar

O Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (10), a Caderneta Digital de Saúde da Criança,…

23 horas ago

Secretaria de Cultura abre mil vagas para curso gratuito de Introdução ao Turismo com início em abril de 2025

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), por meio da…

23 horas ago

MEC e Secom lançam curso gratuito em educação midiática

Uma formação gratuita em educação midiática está com inscrições abertas até o dia 12 de…

23 horas ago

Receita Federal alerta sobre fake news envolvendo o Imposto de Renda

Faltam 50 dias para encerrar o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda.…

1 dia ago

Setor turístico de Minas Gerais tem descontos especiais para energia solar

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) e a Cemig…

1 dia ago

Minas oferece formação gratuita a educadores, promovendo práticas sustentáveis e inclusão nas salas de aula

Com o objetivo de ampliar as práticas pedagógicas voltadas à educação para a sustentabilidade, a…

2 dias ago