Saúde

Minas reforça prevenção e cuidados no Dia Mundial da Saúde Bucal

No Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado nesta quinta-feira (20/3), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforça a importância dos cuidados odontológicos na prevenção de doenças bucais e na promoção do bem-estar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças bucais afetam 3,5 bilhões de pessoas no mundo, sendo a cárie uma das condições mais comuns. A Pesquisa Nacional de Saúde 2019, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que 94,1% dos mineiros entrevistados afirmaram escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia.

A coordenadora de Saúde Bucal e Ações Integradas da SES-MG, Jacqueline Santos, destaca que muitos problemas bucais podem ser prevenidos ou tratados em estágios iniciais.

“O acesso à água fluoretada, bons hábitos de higienização, controle do consumo de açúcar e acompanhamento odontológico são medidas essenciais para evitar doenças como cárie, gengivite e perda dentária”, afirma.

Acesso aos serviços

A Rede de Atenção à Saúde Bucal oferece serviços desde a Atenção Primária até o atendimento hospitalar especializado. Entre as ações disponíveis estão prevenção, reabilitação, tratamento de doenças bucais, cirurgias e aplicação de flúor. Casos mais complexos são encaminhados para Centros de Especialidades Odontológicas, Serviço de Reabilitação Protética ou atendimento hospitalar.

O atendimento é ofertado, inicialmente, na unidade básica de saúde mais próxima do cidadão, por meio das equipes da Estratégia Saúde da Família, que realizam o acolhimento, fazem a avaliação das necessidades do paciente e agendam o atendimento.

Em 2024, foram realizados 3.856 atendimentos odontológicos sob sedacão ou anestesia geral nos hospitais do SUS-MG. No mesmo período, 58.826 tratamentos endodônticos (canal) foram efetuados nos serviços especializados, e 175.197 próteses dentárias foram produzidas para a população.

Anualmente, a SES-MG investe cerca de R$ 160 milhões no fortalecimento da atenção especializada, na reabilitação protética dentária e na ampliação do número de equipes de saúde bucal incorporadas às equipes de Saúde da Família.

Ações de prevenção e conscientização

A SES-MG promove ações estratégicas para estimular hábitos saudáveis e prevenir doenças bucais. Entre elas, a campanha Mais Saúde Bucal nas Escolas, que inclui atividades educativas, escovação supervisionada e aplicação de flúor.

Outras iniciativas anuais são a campanha de Prevenção ao Câncer de Cabeça e Pescoço, realizada em julho, e a campanha de Prevenção do Câncer Bucal, promovida em novembro.

Dicas para boa higiene bucal

Para manter a saúde bucal em dia, alguns cuidados diários são fundamentais:

Escovar bem os dentes e a língua pelo menos três vezes ao dia;
Utilizar pasta dental com flúor;
Passar fio dental diariamente;
Reduzir o consumo de açúcares e priorizar uma alimentação equilibrada;
Consultar regularmente um dentista na Unidade de Saúde mais próxima.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Governo de Minas estreita parcerias na Educação com os municípios durante Café com Prosa 2025

Gestores, educadores e especialistas se reuniram na edição comemorativa do Café com Prosa, evento promovido…

21 horas ago

Governo antecipa 13º de aposentados do INSS para abril e maio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto de antecipação do 13º de…

21 horas ago

Bancos de leite humano: Férias e feriados são períodos de maior necessidade de doação no DF

Os estoques de leite materno no Distrito Federal costumam diminuir entre o fim e o…

24 horas ago

MPMG e Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania articulam parceria em políticas públicas para idosos e pessoas com deficiência

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Ministério dos Direitos Humanos e da…

1 dia ago

Data Lake MG da Prodemge é regulamentado como repositório de dados oficial do Estado

Minas Gerais já pode contar com uma ferramenta capaz de reunir e permitir o compartilhamento…

1 dia ago

Instituto de Previdência recebe requerimentos de servidores aposentados pelo INSS que desejam ser beneficiários da assistência à saúde

Aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram vínculo com o Estado e,…

1 dia ago