Saúde

Sociedades médicas lançam Aliança contra o Câncer de Pulmão

A Aliança Brasileira de Combate ao Câncer de Pulmão foi lançada nesta quinta-feira (16), durante o XXIV Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, no Rio de Janeiro. A entidade é composta pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), a Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT), a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CRB), a Sociedade Brasileira de Radiologia e a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP).

Segundo o médico oncologista clínico e presidente da SBOC, Carlos Gil Moreira Ferreira, o objetivo da iniciativa é mobilizar a sociedade no esforço de conscientização da importância do diagnóstico precoce por meio de um conhecimento maior sobre a doença. Além disso, a ideia é influenciar tomadores de decisão no Ministério da Saúde e no Congresso Nacional a investir em rastreamento e tratamento dos pacientes.

“O câncer de pulmão é o que mais mata no mundo e no Brasil é um dos que mais mata. Em 2023, devem ter cerca de 2 milhões de casos diagnosticados no mundo, com 1,8 milhão de óbitos. É uma doença em que a mortalidade é muito semelhante à própria incidência”, disse Ferreira.

O médico explica que a sobrevida de quem é diagnosticado em estágios avançados passou de 9 meses para cinco anos. “Por outro lado, se a gente diagnostica os pacientes em estágio precoce, a curabilidade é acima de 80%. O desafio é realmente diagnosticar precocemente e não é difícil porque 85% dos casos estão relacionados ao tabagismo. Nos programas de rastreamento, baseados em tomografias periódicas, eles pegam a população de risco que deve ser acompanhada ao longo do tempo”.

O presidente da SBOC destaca que é uma doença que pode ser prevenida com a redução do tabagismo. O Brasil passou de 30% de fumantes na população para 9% em 20 anos. “A gente está vendo um aumento da incidência de tabagismo em jovens por causa dos cigarros eletrônicos que funcionam como uma porta de entrada para o tabagismo convencional. Já há dados sugerindo que os cigarros eletrônicos causam câncer de pulmão”, alerta Ferreira.

Fernanda Queiroz

Recent Posts

Inscrições abertas para o curso Territorialidades Quilombolas: histórico de lutas e resistência

Estão abertas, até o dia 21/4, as inscrições para o curso de capacitação Territorialidades Quilombolas:…

20 horas ago

Troca da Bandeira fará parte das festividades do aniversário de Brasília

No próximo domingo (20), haverá a tradicional solenidade da Troca da Bandeira, a partir das…

20 horas ago

Minas Gerais registra aumento de 25% na localização de pessoas desaparecidas em 2025

O primeiro trimestre de 2025 foi marcado por um aumento significativo no número de pessoas…

21 horas ago

DF inaugura primeiro Centro de Apoio Biopsicossocial para servidores das forças de segurança do país

O cuidado com o bem-estar físico e mental dos servidores das forças de segurança do…

2 dias ago

Prazo para pedir isenção da inscrição no Enem começa nesta segunda

O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino…

2 dias ago

Em ano de agendas climáticas no Brasil, Corpo de Bombeiros Militar se antecipa na prevenção de grandes incêndios

Em meio ao cenário de seca extrema e altas temperaturas que marcaram 2024, o Corpo…

2 dias ago