Saúde

Tabagismo e impactos na Saúde são temas de live do Ipsemg

Buscando incentivar aqueles que querem deixar o hábito do cigarro, o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) fará, em 28/5, às 14h, exposição sobre o assunto no canal YouTube Ipsemg On-line.

A ação, chamada Tabaco Zero, será conduzida pela psicóloga Priscila Durães Bicalho e pela enfermeira Silvia Simões, profissionais do Instituto com ampla experiência em promoção da saúde física e mental.

Na live com duração prevista de uma hora, elas promoverão um bate-papo e interação com o público para orientar e fornecer dicas para se livrar do hábito de fumar.

Tabagismo

A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) do Ministério da Saúde aponta o tabagismo como doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental, semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool.

Segundo a publicação, essa dependência é provocada pela presença da nicotina, inserida nos produtos à base de tabaco.

Ao fumar, a pessoa inala mais de 4.720 substâncias tóxicas, como: monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, além de 43 substâncias cancerígenas, sendo as principais: arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas.

Dados do Instituto Nacional do Câncer, publicados em 2022, apontam que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano.

Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.

Participe

Se você deseja parar de fumar e precisa de ajuda ou orientações para lidar com o hábitoo, acesse o canal Ipsemg On-line no YouTube, faça sua inscrição e aguarde a notificação do início do evento. Ou salve na sua agenda este evento:

Serviço

Data: 28/5/2024 (terça-feira)

Horário: 14h

Local: on-line no YouTube, canal Ipsemg On-line

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Decreto institui celebração do Dia da Consciência Negra no calendário oficial do DF

O governador Ibaneis Rocha assinou, na manhã desta quarta-feira (20), o decreto que oficializa a…

1 dia ago

Recursos obtidos pelo MPMG financiam projeto de proteção a cavalos em Unaí

Verbas de medidas compensatórias obtidas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) na área ambiental,…

1 dia ago

Inscrições para curso de corte e costura industrial se encerram nesta quarta-feira (20)

Após a resolução de problemas técnicos na plataforma de inscrição, os interessados já podem se…

1 dia ago

Representatividade na gestão do SUS é fundamental para garantir o acesso de negros e quilombolas aos serviços de saúde

No Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira (20/11), o Governo…

1 dia ago

Cerca de 13% dos contribuintes ainda estão em débito com IPVA e IPTU; veja como regularizar

Este ano, o Governo do Distrito Federal (GDF) já arrecadou R$ 2,657 bilhões com os…

2 dias ago

Golpe da CNH: veja como é aplicado e como se proteger

Mais um golpe do tipo phishing está vitimando brasileiros: o “golpe da CNH”, no qual…

2 dias ago