Agricultura

Minas Gerais adota sistema Sout para Cadastro de Uso Insignificante de Recursos Hídricos

Usuários que desejam solicitar o Cadastro de Uso Insignificante de Recursos Hídricos em Minas Gerais Sistema já podem utilizar o Sistema de Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos (Sout), gerenciado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), para realizar o serviço. Este tipo de uso é caracterizado por demandas hídricas de pequeno porte, que independem de outorga de direito de uso.

A nova ferramenta está disponível desde fevereiro deste ano para os usuários. A mudança substitui o antigo sistema MRHI, modernizando e centralizando o processo de regularização do uso da água no estado. A atualização faz parte dos esforços do Governo de Minas, por meio do Igam, para oferecer mais agilidade, praticidade e transparência aos usuários que precisam realizar esse tipo de cadastro.

A adoção do Sout representa um avanço importante na gestão dos recursos hídricos em Minas Gerais, promovendo o uso sustentável da água, alinhado às inovações tecnológicas e ao compromisso do estado com o desenvolvimento ambientalmente responsável.

Manual auxilia usuários no processo

Para facilitar a adaptação ao novo sistema, a Gerência de Regulação de Usos de Recursos Hídricos (Gerur) elaborou o Manual de Uso Insignificante – Sout, disponível no site do Igam.

“O manual representa mais uma ferramenta para que os usuários possam realizar, de forma prática e ágil, a regularização do uso de recursos hídricos via Sistema Sout”, destaca a gerente da Gerur, Isadora De Filippo.

O documento apresenta, de forma detalhada, todas as etapas do processo – desde o cadastro inicial até a emissão da certidão –, além de esclarecer dúvidas frequentes sobre quando e como realizar o procedimento, quem pode solicitá-lo e como agir em casos vinculados ao licenciamento ambiental.

Para acessar o manual, clique aqui.

O que é o Sout?

O Sistema de Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos (Sout) foi desenvolvido para aprimorar a análise, gestão e concessão de outorgas no estado. A plataforma centraliza todo o processo de regularização do uso da água, tornando-o mais eficiente, seguro e transparente.

Com o uso do Sout, é possível:

• Reunir e processar dados sobre demanda e disponibilidade hídrica;

• Facilitar a tomada de decisões técnicas e sustentáveis;

• Agilizar as respostas do Igam às solicitações de uso da água;

• Aumentar a segurança jurídica para usuários e gestores.

Como acessar o Sout:

O acesso ao sistema é feito por meio do Portal EcoSistemas. Para utilizar o Sout, o usuário ou responsável técnico deve cadastrar-se no portal, como pessoa física ou jurídica. Acessar o módulo Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas (Cadu). Com o cadastro concluído, deve acessar o Sout e iniciar a solicitação de uso insignificante. Todos os passos estão descritos no Manual de Cadastro no Portal EcoSistemas, disponível no site.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Governo de Minas abre 50 mil vagas em cursos técnicos gratuitos pelo Trilhas de Futuro

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), abriu, nesta…

19 horas ago

Estudo pioneiro define prioridades para a Educação Ambiental em Minas Gerais

A proposta central do Estudo Multicritérios é estabelecer prioridades regionais com base em dados ambientais…

2 dias ago

DER-MG interdita ponte para reparos na rodovia MG-188, na região Noroeste de Minas

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) interdita, a partir da próxima…

2 dias ago

Novo modelo de atendimento reduz em 63% o tempo de espera para início do tratamento de câncer no DF

Desde julho, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem adotado um novo modelo de atendimento…

2 dias ago

Serasa abre dia de negociação de dívidas

Pessoas com dívidas na Serasa têm, nesta terça-feira (9), a chance de obter até 99%…

2 dias ago

Nos 35 anos do CDC, Colegiado Nacional de Procons Estaduais cria enquete nacional para avaliar percepção de consumidores

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) está completando 35 anos e, para avaliar a…

6 dias ago