Agricultura

Programa Jovem no Campo será realizado pela primeira vez em Bonfinópolis de Minas

As inscrições são gratuitas e vão até 9 de maio. O curso voltado para moradores de zonas rurais será iniciado em 27 de maio

Jovens de Bonfinópolis de Minas, com idade entre 15 e 24 anos incompletos, que já tenham concluído ou estejam matriculados no ensino fundamental, médio ou no EJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos) têm até o dia 9 de maio para se inscrever no Programa Jovem no Campo, promovido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). As inscrições são gratuitas, assim como todo o curso, que será iniciado em 27 de maio.

Os locais das aulas práticas e teóricas ainda não foram definidos. Para se inscrever, o jovem ou familiar deve ir até a Central das Associações da Agricultura Familiar de Bonfinópolis de Minas, que fica no Bairro Brasilinha. Como a maioria dos participantes moram em áreas rurais, o transporte escolar do município será aproveitado para transportar os alunos do programa.

Os cursos do projeto são divididos em módulos. Em Bonfinópolis, serão 4 turmas: olericultura (cultivo de legumes) (2) fruticultura (1), e bovinocultura (2). O módulo motivação será ministrado no início e empreendedorismo no final da jornada, com carga de 100 horas no total. Os alunos poderão escolher entre os períodos da manhã ou tarde, dependendo do horário em que cada um estuda. Cada turma terá o limite máximo de 20 pessoas. De acordo com a coordenadora do programa e analista técnica do Senar Minas, Marília Saraiva, para que o aluno receba o certificado ao final da trajetória, é preciso que seja aprovado em todos os módulos.

A própria coordenadora e o gerente regional do Senar, Sérgio Carvalho Coelho farão a apresentação do curso, em 14 de maio, no município. “Nós vamos explicar a proposta de ensino do programa. Além disso, fazer alguns procedimentos como entrevistas com os alunos e pedir os pais a assinatura do termo de compromisso, no caso de menores de idade”, disse.

O Programa tem como objetivo despertar o interesse do jovem pelo trabalho rural e principalmente capacitá-lo para desenvolver esse trabalho com profissionalismo, ter rentabilidade e evitar o êxodo rural, que tem levado a maioria dos jovens do meio rural para as cidades, em busca de desenvolvimento e empregabilidade. O Jovem no Campo com o curso para médios produtores também ministrado pelo Senar, em Bonfinópolis de Minas, em dezembro do ano passado e com o aprendizado de pais e alunos do município, que vão resgatar essa relação com o meio rural em Natalândia.

Saiba mais:

 

Essa é a primeira vez que o Programa Jovem no Campo irá atender o município de Bonfinópolis. Ainda de acordo com a coordenadora, desde o início do projeto em 2011, cerca de mil jovens do campo de Minas Gerais já concluíram o curso. As regionais que mais se destacaram até agora foram: Viçosa ( mais de 40 turmas), Montes de Claros (14) e Araçuaí (12).

Serviço:

Central das Associações da Agricultura Familiar de Bonfinópolis de Minas

Inscrições de 8h as 11h e 13h as 17h

Informações: (38) 99979-6197

 

 

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Inscrições para o Observatório de Boas Práticas da Atenção Primária à Saúde seguem abertas até 30/1 

As inscrições para o Observatório de Boas Práticas da Atenção Primária à Saúde seguem abertas até o…

7 horas ago

MPMG orienta promotores de Justiça a atuarem preventivamente contra depredação de bens históricos no Carnaval

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria das Promotorias de Justiça…

8 horas ago

Saiu o edital do Concurso Câmara Brasilândia de Minas (MG)! Salário de até R$ 4,2 mil

Foi publicado o novo edital do Concurso da Câmara Municipal de Brasilândia de Minas, trazendo…

11 horas ago

Hemocentro de Brasília amplia carteirinhas para atender a mais de mil pacientes com doença falciforme no DF

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), em parceria com a Associação Brasiliense de Pessoas com…

13 horas ago

Teleconsulta pediátrica chega ao DF e marca inauguração do Complexo de Telessaúde

A saúde pública do Distrito Federal avança na modernização do cuidado infantil. Pela primeira vez,…

13 horas ago

Defesa Civil passa a atuar no Emergência MG e fortalece a proteção da população durante período de chuvas

Os alertas via SMS emitidos pela Defesa Civil de Minas Gerais têm se consolidado como…

14 horas ago