20.5 C
Brasília
sábado, abril 20, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Programa Jovem no Campo será realizado pela primeira vez em Bonfinópolis de Minas

    As inscrições são gratuitas e vão até 9 de maio. O curso voltado para moradores de zonas rurais será iniciado em 27 de maio

    Jovens de Bonfinópolis de Minas, com idade entre 15 e 24 anos incompletos, que já tenham concluído ou estejam matriculados no ensino fundamental, médio ou no EJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos) têm até o dia 9 de maio para se inscrever no Programa Jovem no Campo, promovido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). As inscrições são gratuitas, assim como todo o curso, que será iniciado em 27 de maio.

    Os locais das aulas práticas e teóricas ainda não foram definidos. Para se inscrever, o jovem ou familiar deve ir até a Central das Associações da Agricultura Familiar de Bonfinópolis de Minas, que fica no Bairro Brasilinha. Como a maioria dos participantes moram em áreas rurais, o transporte escolar do município será aproveitado para transportar os alunos do programa.

    Os cursos do projeto são divididos em módulos. Em Bonfinópolis, serão 4 turmas: olericultura (cultivo de legumes) (2) fruticultura (1), e bovinocultura (2). O módulo motivação será ministrado no início e empreendedorismo no final da jornada, com carga de 100 horas no total. Os alunos poderão escolher entre os períodos da manhã ou tarde, dependendo do horário em que cada um estuda. Cada turma terá o limite máximo de 20 pessoas. De acordo com a coordenadora do programa e analista técnica do Senar Minas, Marília Saraiva, para que o aluno receba o certificado ao final da trajetória, é preciso que seja aprovado em todos os módulos.

    A própria coordenadora e o gerente regional do Senar, Sérgio Carvalho Coelho farão a apresentação do curso, em 14 de maio, no município. “Nós vamos explicar a proposta de ensino do programa. Além disso, fazer alguns procedimentos como entrevistas com os alunos e pedir os pais a assinatura do termo de compromisso, no caso de menores de idade”, disse.

    O Programa tem como objetivo despertar o interesse do jovem pelo trabalho rural e principalmente capacitá-lo para desenvolver esse trabalho com profissionalismo, ter rentabilidade e evitar o êxodo rural, que tem levado a maioria dos jovens do meio rural para as cidades, em busca de desenvolvimento e empregabilidade. O Jovem no Campo com o curso para médios produtores também ministrado pelo Senar, em Bonfinópolis de Minas, em dezembro do ano passado e com o aprendizado de pais e alunos do município, que vão resgatar essa relação com o meio rural em Natalândia.

    Saiba mais:

     

    Essa é a primeira vez que o Programa Jovem no Campo irá atender o município de Bonfinópolis. Ainda de acordo com a coordenadora, desde o início do projeto em 2011, cerca de mil jovens do campo de Minas Gerais já concluíram o curso. As regionais que mais se destacaram até agora foram: Viçosa ( mais de 40 turmas), Montes de Claros (14) e Araçuaí (12).

    Serviço:

    Central das Associações da Agricultura Familiar de Bonfinópolis de Minas

    Inscrições de 8h as 11h e 13h as 17h

    Informações: (38) 99979-6197

     

     

    Ana Paula Oliveira
    Ana Paula Oliveirahttp://www.diariodebonfinopolis.com.br
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

    Related Articles

    1 COMENTÁRIO

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Stay Connected

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir
    0InscritosInscrever
    - Advertisement -spot_img

    Latest Articles