Cidadania

Parcerias e tecnologia ampliam acesso e qualidade dos serviços públicos em Minas Gerais

Por meio da política estadual de transformação digital, parcerias entre instituições do Estado e a Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Prodemge) colocam o cidadão como centro de um propósito: facilitar e ampliar o acesso a serviços públicos de qualidade em todas as áreas.

Um dos exemplos vem do sistema que agiliza e facilita a gestão de processos na administração pública, o ProBPMS, desenvolvido pela companhia com apoio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e parceria com a Secretaria de Casa Civil (SCC).

Superintendente central de Governança Eletrônica da Seplag, Fabrício Salum descreve a ferramenta utilizada pelo Governo de Minas.

“A ideia é disponibilizá-la para órgãos e entidades que, com o mínimo de esforço e codificação, poderão rapidamente tramitar ações de forma ágil, simples e eficiente”.

Tais características levaram o ProBPMS a ser reconhecido pela chamada internacional Boas Práticas em Inovação Pública 2025, categoria Inovação em Escala. A cerimônia de apresentação será em Santiago (Chile), nos dias 3 e 4/7.

Impacto positivo

Entrega de sucesso, a facilitação da emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e a Seplag.

Hoje, mais de 42 mil pessoas, em 803 municípios, já utilizam a Ciptea para garantir o acesso facilitado e humanizado a áreas como saúde, educação e assistência social.

Bárbara Azevedo afirma que a carteirinha é de grande auxílio para ela e o filho, de 5 anos. “Ele é autista, e essa carteirinha ajuda a comunicar nossa realidade para o mundo. A Ciptea explica as comorbidades que ele tem, e que podem afetar as pessoas. Eu sou muito grata a ela”, comenta.

Katariny Esteves, mãe de Clara, reforça que a Ciptea garante acesso prioritário a serviços essenciais. “Fica muito mais fácil identificar a necessidade da minha filha durante um atendimento médico, por exemplo”, enfatiza.

Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela destaca o impacto positivo da carteira e da tecnologia a favor dos serviços públicos.

“A Ciptea é uma conquista importante para a população autista, pois garante não apenas o atendimento prioritário, como mais dignidade e autonomia às pessoas com TEA e suas famílias. O uso da tecnologia na emissão do documento é um grande aliado da inclusão, pois amplia o acesso, reduz burocracias e contribui para uma política pública mais eficiente e acolhedora”, ressalta a secretária.

Superintendente de Planejamento, Controle e Qualidade da Prodemge, Augusto Zadra cita a Ciptea como exemplo da automação de processos centrados no cidadão. E lista avanços do ProBPMS, como:

• Redução do tempo médio de tramitação do processo;

• Eliminação de etapas com formulários inteligentes e validação automática de dados;

• Monitoramento de solicitações em tempo real, aumentando a transparência;

• Ampliação da capilaridade do serviço digital para todo o estado.

Benefícios

Ainda de acordo com Zadra, parcerias entre a Prodemge e instituições estaduais têm sido essenciais para estruturar uma política consistente de modernização e automatização de processos.

“De forma geral, essa cooperação possibilita a entrega de serviços mais eficientes, transparentes e integrados à população. Reduz a burocracia, racionaliza recursos e promove a transformação digital”.

Leia mais sobre ProBPMS neste link, e saiba como acessar a Ciptea aqui.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Programação gratuita do fim de semana leva arte, música, esporte e cinema para a população do DF

O fim de semana no Distrito Federal oferece experiências para todos os gostos. De museus…

3 dias ago

Fies 2025 abre inscrições para mais de 58 mil vagas remanescentes

OGoverno do Brasil, por meio do Ministério da Educação (MEC), abriu nesta quinta-feira, 23 de…

3 dias ago

Terminam nesta sexta-feira (24/10) as inscrições para seleção de temporários na rede estadual de ensino

A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo…

3 dias ago

Drones utilizados pela PM passam a fiscalizar rodovias identificando infrações de trânsito

Tem início, neste mês de outubro, a fiscalização no trânsito através do uso de drones…

3 dias ago

Governo anuncia R$ 170 milhões para o Programa Município Mais Seguro

O Ministério da Justiça anunciou mais de R$ 170 milhões em recursos para o Programa…

5 dias ago

Entidades sem fins lucrativos poderão receber créditos do Nota Legal

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, regulamentou nesta quarta-feira (22) o Nota Legal Solidária,…

5 dias ago