Turma do EJA dança forró, que não pode faltar nas festas de Bonfinópolis
Os alunos da Escola Municipal João Luiz dos Santos, no Bairro Brasilinha, em Bonfinópolis de Minas, participaram da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, na manhã dessa terça-feira (27). O evento integra as comemorações do Dia do Patrimônio, celebrado em 17 de agosto, pelo Iepha – MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico). Este ano, o tema escolhido foi Culinária e Patrimônio, com a proposta de resgatar e ensinar tradicionais receitas das regiões e o preparo dos alimentos.
Durante o evento, o público assistiu ao vídeo em que dona Isabel Alves demonstra como é feita a sua receita de Mané Pelado (bolo a base de mandioca). O passo a passo foi dado na fazenda Cana Brava, acompanhado pela equipe do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e por estudantes do EJA (Ensino de Jovens e Adultos). Além do bolo, o biscoito de vidro também foi produzido na fazenda para serem saboreados ao final do evento. As iguarias são inventariadas pelo patrimônio cultural e estão no livro de receitas distribuído na Jornada.
Tímida, ao lado do filho, Osmar Batista, dona Isabel foi homenageada pelo prefeito municipal, Donizete Antônio dos Santos pela sua disponibilidade, de, aos 90 anos, contribuir para a perpetuação de suas receitas.
“Quero aqui homenagear a senhora Isabel, que está sempre ativa nas tradições daquilo que a gente tem que valorizar e da importância em valorizar o patrimônio, exatamente a cultura, exatamente porque não há nenhum povo sem cultura. Nós somos aquilo que nossos antepassados foram também. Então nós temos que sempre valorizar a cultura para que a gente tenha o presente e o futuro melhor ainda”, disse, Donizete.
Em obras desde junho, o prefeito anunciou que em breve vai entregar a escola reformada. “A gente espera já nos próximos dias está iniciando a construção da praça logo ali à frente, já tem o processo de licitação e nos próximos dias quem sabe a gente inicia o trabalho ali para amenizar a poeira nesse período e no período chuvoso e para valorizar a frente da nossa escola, porque a escola tem que estar sempre valorizada e temos que valorizar desde os profissionais que trabalham aqui até a estrutura física”.
Antes de apreciar essas e outras delícias mineiras, as crianças fizeram apresentações de dança e puderam acompanhar a cantoria das fiandeiras e dos foliões, que também são tradição em Bonfinópolis.
Quem passa pela plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto, no coração de Brasília, agora…
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), a…
O pequeno Luca saiu da Maternidade Odete Valadares (MOV), em Belo Horizonte, de braços dados…
A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) promove, entre os dias 29 de janeiro…
Você deve ter percebido que, desde o início de janeiro, a sua conta de energia…
As redes sociais foram inundadas nesta segunda-feira (26) com notícias falsas de que o Instituto…