Destaques MG

Alvarás de projetos arquitetônicos já podem ser solicitados de forma on-line

Empresas, empreendedores e cidadãos que precisam de aprovação da vigilância sanitária no projeto arquitetônico dos seus estabelecimentos agora podem realizar todo o processo de forma on-line. O serviço foi disponibilizado, nessa quarta-feira (2/10), na plataforma Visa Digital, pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

O novo módulo, além de facilitar o envio dos documentos pelos usuários, eliminando a necessidade de deslocamentos, também vai agilizar a tramitação dos processos entre as Unidades Regionais de Saúde (URS) e o nível central da pasta, que até então era feita por meio físico, e, consequentemente, reduzir o tempo de retorno das avaliações.

“A Vigilância Sanitária estadual avalia, por ano, uma média de oito mil projetos arquitetônicos de estabelecimentos sujeitos a controle sanitário, que são classificados como de alto risco”, informa a diretora de Vigilância e Estrutura Física da SES-MG, Renata França Leitão de Almeida.

“Com o novo módulo, os requerentes poderão solicitar a aprovação dos projetos e anexar os documentos direto no sistema, o que trará mais comodidade, transparência e agilidade no processo”, declara.

Ela explica que os usuários terão acesso às atualizações de status das avaliações, por meio do protocolo recebido na solicitação, e poderão acompanhar cada etapa, além de receber o retorno das análises na mesma interface.

“Esse novo módulo também vai facilitar a tramitação dos processos entre as regionais e o nível central e ainda gerar relatórios gerenciais, que vão propiciar o acompanhamento de prazos. Assim, poderemos planejar melhor as nossas ações e melhorar cada vez mais a prestação de serviços da Vigilância Sanitária para a população”, afirma a diretora.

Acesso ao serviço

O serviço Requerimento de Aprovação de Projeto Arquitetônico pode ser acessado em https://visadigital.saude.mg.gov.br/.

Para realizar o login no sistema, é necessário ter conta cadastrada no portal de serviços do Governo Federal, GOV.BR.

O Visa Digital possui integração com a Junta Comercial (Jucemg) e com a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF-MG) e gera automaticamente a guia para pagamento da taxa de expediente (se houver).

O serviço está disponível para novas solicitações, incluindo as reapresentações para avaliação de estabelecimentos isentos de pagamento de taxa. Os processos em tramitação, que já tiverem a taxa paga, terão sequência e serão concluídos fora do Visa Digital.

Inicialmente, para este módulo, o sistema será para novas solicitações e para estabelecimentos isentos de pagamento de taxa. Os processos em tramitação que já tenham realizado o pagamento da taxa deverão dar sequência na tramitação iniciada e serão concluídos fora do Visa Digital.

Visa Digital

Criado em novembro de 2023, o Visa Digital é um sistema de informações desenvolvido pela Vigilância Sanitária estadual como ferramenta de melhoria e modernização dos serviços, informatização e simplificação dos procedimentos, solicitações e consultas.

Desde o seu lançamento, o sistema disponibiliza o serviço de Solicitação de Alvará Sanitário, que tem a finalidade de licenciar as atividades econômicas de alto risco. Até o dia 25 de setembro de 2024, 1031 solicitações já haviam sido registradas e 413 alvarás sanitários foram emitidos por meio do Visa Digital.

“O objetivo do sistema é desburocratizar e descomplicar a vida de quem quer empreender. Nesse sentido, vamos digitalizar todos os serviços que a Vigilância Sanitária estadual realiza”, anuncia o subsecretário de Vigilância em Saúde de Minas Gerais, Eduardo Prosdocimi.

“Nosso intuito é eliminar o papel, evitar retrabalho e simplificar os processos, objetivando cada vez mais facilitar a vida do cidadão, mas garantindo toda a segurança inerente ao processo e entregando um sistema de saúde robusto, simples, digital e eficiente para a população”, conclui o subsecretário.

Outros serviços

A Vigilância Sanitária estadual atua de modo complementar à União e aos municípios e presta outros serviços, como o cadastro de farmácias para manipulação, cadastro de drogarias e farmácias para comercialização de produtos específicos, termo de abertura e encerramento de livros de receituário geral de farmácia de manipulação, notificação de início de fabricação de produtos alimentícios dispensados de registros, e emissão de Certidão de Venda Livre para Exportação de Alimentos (CVLEA), entre outros, além de ser um canal de sugestões, denúncias e reclamações de estabelecimentos e produtos.

Para orientações sobre como solicitar os serviços e outras informações, acesse o Portal da Vigilância: http://vigilancia.saude.mg.gov.br/index.php/vigilancia-sanitaria.

As dúvidas, denúncias e reclamações devem ser enviadas no Fale Conosco da SES-MG: https://www.saude.mg.gov.br/fale-conosco.

 

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Governo do Estado disponibiliza cartilha e aulões para gestores municipais de turismo

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), por meio da…

3 horas ago

Bolsa Família: 82,85% dos beneficiários realizaram acompanhamento em saúde no DF

Entre janeiro e junho de 2025, o Distrito Federal acompanhou 82,85% dos beneficiários do programa…

20 horas ago

Clientes da Cemig receberão R$ 84 milhões em descontos na conta de energia em agosto

Cerca de 8 milhões de clientes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) terão um…

20 horas ago

Polícia Civil oferece capacitação para o enfrentamento da violência doméstica

“Lei Maria da Penha e pacote antifeminicídio na investigação criminal” é o curso oferecido pela…

21 horas ago

Ponte na LMG-722, região Noroeste de Minas, é interditada para reparos e veículos devem usar rota alternativa

A ponte sobre o rio Paranaíba, na rodovia LMG-722, região Noroeste de Minas, com restrição…

21 horas ago

SUS vai comprar 180 mil equipamentos para unidades básicas de saúde

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) vai comprar, por determinação do…

4 dias ago