Destaques MG

MPMG lança Rede de Acompanhamento dos Povos e Comunidades Tradicionais em Riachinho

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria Regional de Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Sociais (Noroeste), lançou a Rede de Acompanhamento dos Povos e Comunidades Tradicionais de Riachinho, no Vale do Urucuia. A rede é uma estrutura colaborativa e interinstitucional que busca garantir a proteção e a promoção dos direitos da Comunidade Cigana Calon, residente há mais de quatro gerações no município. O lançamento ocorreu no último dia 21.

Na oportunidade foi apresentado aos participantes o Programa Próximos Passos, fruto do Termo de Cooperação Técnica entre o MPMG e o Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). A iniciativa tem como objetivo unir esforços entre diferentes atores sociais para desenvolver ações voltadas à efetivação dos direitos fundamentais dos povos e comunidades tradicionais de Minas Gerais.

O programa busca promover a mobilização e a articulação entre sociedade civil, iniciativa privada, instituições e órgãos públicos, garantindo a proteção e a valorização dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais desses grupos.

A antropóloga Carolina Carret Höfs, perita credenciada pelo MPMG, apresentou o diagnóstico elaborado sobre a comunidade Cigana Calon, no âmbito do Programa.

Estiveram presentes o promotor de Justiça de Bonfinópolis de Minas, Joaquim de Assis Úrsula Júnior, representantes da Cimos Noroeste, Comunidade Cigana Calon, membros de diversas secretarias municipais, vereadores, representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e 28º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais.

Ao final do encontro, os presentes acordaram que a próxima reunião, em data e local a serem definidos, terá como pauta a aprovação do regimento interno e a elaboração do Plano de Ação da Rede.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Luz do Povo: presidente Lula sanciona programa que garante energia gratuita para famílias de baixa renda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira, 8 de outubro, o projeto…

6 dias ago

Concurso Brasilândia de Minas: iniciais de até R$ 19 mil

Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Brasilândia de Minas. O certame…

6 dias ago

Secretaria de Fazenda orienta contribuintes de Minas Gerais a utilizar com frequência o Domicílio Tributário eletrônico

A era da tecnologia trouxe avanços significativos para o Fisco mineiro. Um dos mais relevantes…

6 dias ago

DF é o primeiro do Centro-Oeste a integrar o aplicativo da Uber ao sistema 190 da PMDF

O botão “Ligar para a Polícia”, disponível no aplicativo da Uber, agora está oficialmente integrado…

6 dias ago

Sebrae Minas recebe inscrições para o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Municípios de Minas Gerais que desenvolveram ou aprimoraram iniciativas com impacto positivo no ambiente de…

1 semana ago

Cemig oferece curso gratuito sobre empreendedorismo sustentável

Estão abertas e seguem até a próxima sexta-feira (10/10) as inscrições do curso on-line que…

1 semana ago