Destaques MG

No Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, Ipsemg alerta sobre a necessidade de cuidados básicos com a visão

No Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, celebrado nesta segunda-feira (26/5), o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) reforça a importância da necessidade de cuidados básicos com a visão, como o comparecimento regular ao oftalmologista. O instituto lembra que o acompanhamento adequado é uma forma de prevenir e tratar a doença, considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo.

O glaucoma é uma doença ocular crônica provocada pela elevação da pressão ocular. Quando não diagnosticada e tratada precocemente causa lesões no nervo óptico, levando à cegueira irreversível.

Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2024, publicada no portal Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), o problema afeta entre 1% e 2% da população com mais de 40 anos de idade em todo o mundo, o que representa cerca de 3 milhões de pessoas.

“O glaucoma é, normalmente, uma doença silenciosa. Em muitos casos, o paciente só apresenta sintomas em fases mais avançadas”, explica Silvio Tibo, oftalmologista do Ipsemg, ressaltando que a doença pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar nenhum sinal.

Por isso, lembra o oftalmologista, é necessário o acompanhamento oftalmológico regular, que pode ajudar na detecção do problema antes que ele se agrave.

“Quando o glaucoma ocorre de maneira aguda, a pessoa pode sentir dor intensa, vermelhidão, náuseas e visão embaçada com halos coloridos no campo de visão e, por conta dessa lesão no nervo óptico, o paciente vai apresentar uma perda progressiva do campo da visão”, explica Tibo.

O tratamento inclui terapias medicamentosas, cirurgia e terapia com laser, a depender de cada caso e da gravidade. O importante, segundo o médico, é que o paciente siga o tratamento de forma contínua e supervisionada por seu oftalmologista.

Com vários casos na família, Maria Floripes Pereira convive com o glaucoma há 14 anos e conta que, desde que foi diagnosticada, mantém consultas regulares ao especialista e uso ininterrupto das medicações prescritas.

“Posso dizer que nem tenho glaucoma. Eu faço acompanhamento, tenho cuidado com o uso dos colírios nos horários certinhos e a pressão ocular está normal”, comemora.

Fatores de Risco

Denominado “ladrão silencioso da visão”, o glaucoma está associado a determinados fatores de risco, como histórico da doença na família, idade acima de 40 anos, presença de miopia em graus altos e etnia africana (para glaucoma de ângulo aberto) ou asiática (glaucoma de ângulo fechado). Principalmente para esses grupos, o acompanhamento médico oftalmológico é muito importante.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Programa Viva Flor é expandido para mais delegacias do Distrito Federal

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) lança, nesta quinta-feira (28), mais uma…

4 horas ago

Governo de Minas conclui implantação do Sei!MG em Unaí e em mais dois novos municípios

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG),…

4 horas ago

Reclamações sobre associações de aposentados passam a ser monitoradas

As reclamações de aposentados e pensionistas sobre instituições financeiras e associações conveniadas ao Instituto Nacional…

21 horas ago

Ampliado até 3/9 o prazo de inscrição para especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais…

21 horas ago

Projeto Rejunte é com Elas já qualificou mais de 100 mulheres e inicia nova turma no Itapoã

Se lugar de mulher é onde ela quiser, o canteiro de obras também pode ser.…

21 horas ago

Meio Ambiente intensifica fiscalização de recursos hídricos no Triângulo e no Noroeste de Minas

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) realizou,…

22 horas ago