Destaques

Cohab Minas disponibiliza consultoria habitacional para municípios mineiros

Prefeitos e gestores de 13 municípios tiveram a oportunidade de conhecer o novo programa de consultoria habitacional da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas). A iniciativa busca disponibilizar a expertise da Cohab Minas, em seus 56 anos de história, na construção de empreendimentos habitacionais para famílias de baixa renda.

O objetivo é permitir que as cidades passem a conduzir, de forma autônoma, o processo de viabilização e implementação dos conjuntos habitacionais. Neste primeiro momento, a intenção é prestar assessoria técnica aos municípios que possuem convênios já celebrados com a companhia para construção de conjuntos habitacionais por meio do Programa Casa Verde Amarela – Parcerias, que foi reformulado pelo governo federal e, agora, passa a ter novo formato.

“A Cohab Minas está se recolocando no mercado como consultora dos municípios. Pretendemos dividir a expertise adquirida ao longo da história da empresa com os atores municipais, de modo que o processo para construção dos conjuntos habitacionais se torne mais rápido e eficiente nas cidades”, destaca o presidente da Cohab Minas, Weber Dias Oliveira.

Projeto

A oferta de consultoria habitacional para municípios foi idealizada após a companhia identificar que o modelo atual, no qual a Cohab Minas se apresenta como promotora do Programa Parcerias da Caixa Econômica Federal, se mostrou pouco efetivo.

Além disso, a reformulação realizada nas diretrizes do Programa Parcerias, pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, impulsionaram a empresa a criar este novo modelo de trabalho. Dentre os serviços prestados pela companhia na consultoria, estão as vistorias do terreno do empreendimento; estudo de viabilidade social; acompanhamento de todo processo licitatório; assessoramento ao município no chamamento público (técnica e preço) para a seleção da construtora, dentre vários outros serviços.

Reconhecimento

A idealização da consultoria é ressaltada pelo prefeito de Ibituruna, Francisco Antônio Pereira, que possui um convênio celebrado com a companhia para a construção de 45 casas no município, por meio do Programa Parcerias. “Não tenho dúvidas de que, com a assessoria técnica da empresa, concretizaremos as entregas habitacionais tão necessárias à nossa cidade”, pontuou.

Memorando de entendimento

Em reunião nessa terça-feira (10/5), os prefeitos firmaram um memorando de entendimentos com a Cohab Minas para viabilização de unidades habitacionais por meio desta ação de consultoria. O documento foi assinado pelos prefeitos de Bom Sucesso, Campo Belo, Ibituruna, Itambacuri, Jacutinga, Morada Nova de Minas, Nova Era, Soledade de Minas e São João Batista do Glória.

Além do presidente Weber Dias Oliveira, participaram o superintendente de Integração, Segurança Alimentar, Nutricional e Habitação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Henrique Carvalho, que na ocasião representou a secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá; o superintendente de governo da Caixa Econômica Federal, Cláudio Mendonça; a gerente da plataforma de habitação da Caixa, Hilmara Gomes, e o diretor técnico da Cohab Minas, Walter Abreu.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Processo seletivo para especialização em saúde mental e atenção psicossocial tem 30 vagas

A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) está com inscrições abertas…

5 dias ago

Prefeituras deverão manter atualizadas dados sobre demanda por creches

A mensuração da demanda por educação infantil passa a ser obrigatória, todos os anos, para…

5 dias ago

Minas alerta população para um trânsito mais seguro na campanha Maio Amarelo 2024

O Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais…

5 dias ago

Fundação João Pinheiro lança edital para municípios interessados em assessoramento técnico gratuito

A Fundação João Pinheiro (FJP) vai receber, entre 6 e 15/5/2024, inscrições de municípios mineiros…

5 dias ago

Sedese realiza fórum virtual para discutir direitos da pessoa com deficiência

É realizado na próxima segunda-feira (6/5), de forma virtual e durante todo o dia, o…

5 dias ago

Campanha Maio Amarelo alerta para segurança no trânsito

Conscientizar sobre a importância da segurança no trânsito e reduzir mortes. Essa é a proposta…

1 semana ago