A jornalista do Diário de Bonfinópolis, Ana Paula Oliveira, foi uma das convidadas a formar a Comissão Julgadora da 6ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, nessa quinta-feira (15), na Escola Estatual Cândido Ulhôa, em Bonfinópolis de Minas. Os cinco membros da Comissão Julgadora avaliaram poemas, memórias literárias, crônicas, artigos e documentários produzidos por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio pela Etapa Escolar.
Nesta sexta-feira (16), será a vez dos trabalhos dos alunos da Escola Municipal Dercílio Duarte Melgaço serem julgados por uma nova comissão. A Olimpíada de Língua Portuguesa acontece em escolas públicas de todo o país, com o tema: O lugar Onde Vivo. Todos os textos e documentários produzidos pelos estudantes retratam a realidade da cidade em que moram, com o objetivo de incentivar os jovens a desenvolverem a cidadania.
Este ano, a categoria documentário foi inserida da competição. Os alunos da Cândido Ulhôa produziram dez vídeos, abordando os diversos temas vivenciados no município. Abandono de cães, a rotina dos moradores do Centro de Convivência Senhor do Bonfim, o descarte de lixo em locais impróprios, o carnaval do município, a festa agropecuária e o rodeio, filosofia e técnicas do Karatê, a história da cidade e de um dos pioneiros, sr. Nilton Bezerra, conhecido como sr. Niltão.
Além da Jornalista do Diário de Bonfinópolis, o diretor do Portal Bonfinópolis, Eber Pereira fez parte da comissão. Também acostumado a lidar com a produção de vídeos e contar histórias, contribui para a escolha do melhor trabalho. Os textos e documentários poderão ser divulgados após a conclusão do processo de seleção em todas as etapas do concurso.
Escritora Conceição Evaristo
A escritora mineira Conceição Evaristo, autora do livre Ponciá Vivêncio entre outros títulos, será a primeira a ser homenageada pela Olimpíada de Língua Portuguesa. Na visão dos organizadores, sua escrevivência dialoga com o tema proposto no concurso “O lugar onde vivo”.
Segundo dados dos organizadores da Olimpíada, a maioria dos alunos vencedores das edições anteriores é moradora de pequenos municípios. Na última edição do concurso, em 2016, 9 deles são de cidades com menos de 50 mil habitantes. O evento final de premiação será em 9 de dezembro. Saiba tudo sobre a Olimpíada de Língua Portuquesa
Com foco na prevenção à violência contra a mulher, a Secretaria de Segurança Pública do…
O período de férias escolares é uma oportunidade para que pais e responsáveis atualizem o…
As inscrições para o Observatório de Boas Práticas da Atenção Primária à Saúde seguem abertas até o…
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria das Promotorias de Justiça…
Foi publicado o novo edital do Concurso da Câmara Municipal de Brasilândia de Minas, trazendo…
A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), em parceria com a Associação Brasiliense de Pessoas com…