Sem categoria

Programa Morar Melhor deve beneficiar 30 famílias de Bonfinópolis de Minas em 2019

Para ser beneficiada a família precisa ter renda mensal de até dois salários mínimos, entre outros critérios. O foco inicial do programa está na finalização de imóveis em construção

O Programa Morar Melhor, encaminhado pela Prefeitura de Bonfinópolis de Minas e aprovado pela Câmara Municipal foi apresentado pelo prefeito, Donizete Antônio dos Santos, nessa terça-feira (13), na sede do Poder Legislativo local. Durante o encontro, o gestor tirou dúvidas do público em relação ao funcionamento do programa, que inicialmente dará prioridade aos moradores de baixa renda, que estejam com a moradia em fase de acabamento.

Critérios

Entre os critérios exigidos para ser beneficiado pelo Programa Morar Melhor, o morador precisa ter renda mensal de até no máximo dois salários mínimos e residir no município há pelo menos dois anos. Além de comprovar que não está em débito com o IPTU e outros impostos. O apoio à famílias de baixa renda será no valor de até R$ 2.000,00 (dois mil reais), que poderá ser destinado para a compra de materiais de construção, reforma e ampliação do imóvel de famílias em situação de vulnerabilidade social. O Cras (Centro de Referência em Assistência Social) foi o órgão escolhido pela Prefeitura para validar as famílias. Os interessados já podem procurar a unidade para iniciar o processo de avaliação da equipe de assistência social.

De acordo com a Lei. 1.307 de 31 de julho de 2019, até 80 famílias podem ser beneficiadas, mas a previsão, segundo o prefeito, é a de que 30 famílias se enquadrem nos critérios e todas devem ser atendidas, ainda em 2019. “A gente vê muitas construções aí que começam, o dinheiro acaba e a pessoa fica morando de aluguel tendo a casa lá para terminar. Muitas vezes deteriorando com a chuva e com o tempo. A família perde dinheiro e pagando aluguel, com a casa para terminar”, disse, o gestor.

Donizete afirmou que o recurso é limitado, mas que o Programa irá sanar boa parte da demanda dos moradores com necessidade de apoio financeiro para terminarem suas casas. “Aqui não tem dinheiro de governo, nem do Estado, nem Federal. É do governo municipal. O dinheiro é pouco também. Não é muito, mas nós vamos tentar atender o maior número possível de pessoas”, se comprometeu, o prefeito.

Prestação de contas 

O secretário municipal de Saúde, José dos Reis Domingos

Antes da apresentação do Programa Morar Melhor, o contador da Prefeitura, Gilmar Martins demonstrou gráficos das receitas e despesas do município na área da saúde, no primeiro quadrimestre de 2019, fechado em 31 de abril. O secretário municipal de Saúde, José dos Reis Domingos destacou os principais pontos que ainda são desafios para o setor, como o baixo número de cirurgias realizadas, a não renovação do contrato estadual do caminhão da mamografia e o descumprimento dos prazos do laboratório responsável pelos exames ginecológicos do município. A Conferência Municipal de Saúde foi realizada em abril deste ano, na ocasião os números também foram apresentados.

Entrega da Ambulância 

Ao final da Audiência Pública, o prefeito, o secretário e vereadores fizeram a entrega oficial da ambulância de grande porte, a única com UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), no município.

 

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

View Comments

Recent Posts

Campanha Maio Amarelo alerta para segurança no trânsito

Conscientizar sobre a importância da segurança no trânsito e reduzir mortes. Essa é a proposta…

4 dias ago

Usuários de drogas e familiares podem pedir ajuda especializada via WhatsApp em Minas

Usuários de drogas e seus familiares agora podem pedir ajuda via internet, em Minas, de…

4 dias ago

Distrito Federal comemora feminicídio zero em abril

Nenhum feminicídio foi registrado no mês de abril de 2024 no Distrito Federal. Este é…

4 dias ago

Painel Indicadores do Sisema passa a monitorar ações de reflorestamento em Minas

O Painel de Indicadores do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) passou…

4 dias ago

Plano Mineiro de Segurança Hídrica tem segunda fase concluída e disponibiliza relatórios

Os relatórios da segunda etapa do Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH) já estão disponíveis…

5 dias ago

DF se destaca como terceira unidade da Federação com menor taxa de homicídios

O Distrito Federal é mais uma vez destaque nacional em redução criminal. Desta vez, figura…

6 dias ago