Seplag-MG / Divulgação
O Governo de Minas ampliou a disponibilidade de serviços de trânsito digital no MG App e no Portal MG, reforçando a modernização do atendimento ao cidadão. As novas funcionalidades tornam os processos mais ágeis e seguros e reduzem a necessidade de deslocamentos presenciais.
Entre as novidades estão a digitalização completa do primeiro emplacamento, a transferência digital de veículo para o comprador pessoa jurídica, com integração com os cartórios, o cancelamento do comunicado de venda e da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPVe), além da nova ficha de cadastro simplificando ainda mais a transferência digital de veículos.
O primeiro emplacamento digital, antes disponível apenas para frotistas, agora atende ao cidadão pessoa física. O novo fluxo automatizado centraliza informações, elimina etapas manuais e garante mais transparência e segurança jurídica ao processo.
Já a transferência digital de veículo para o comprador pessoa jurídica passa a ser realizada em módulo específico no Portal MG, integrado aos cartórios de notas, reduzindo o uso de documentos físicos. O cancelamento do comunicado de venda é da ATPVe pode ser solicitado diretamente no portal ou no MG App, sem necessidade de reconhecimento de firma em cartório.
A nova ficha de cadastro permite resolver, de forma 100% digital, situações de transferências de propriedade de veículos que antes exigiam apresentação de documentação física em atendimento presencial, como comodato, compropriedade, determinação judicial, reserva de domínio, veículos de coleção ou aluguel e isenção do IPVA.
Segundo a superintendente de Transformação de Serviços de Trânsito, a ampliação dos serviços digitais representa um avanço na modernização da gestão do trânsito. “A digitalização reduz burocracias, aumenta a segurança dos processos e oferece mais comodidade à população”, destaca Caroliny Aparecida Silva de Miranda.
Tecnologia integrada
A solução tecnológica para digitalização dos serviços foi desenvolvida pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), que integrou sistemas estaduais e bases nacionais, garantindo segurança e rastreabilidade.
“Atuamos como centralizadora tecnológica, garantindo que o dado trafegue com segurança entre o cidadão e os sistemas de controle de veículos”, afirma o supervisor do projeto na Prodemge, Hugo Moreira.
Resultados
Em 2025, mais de 429 mil atendimentos de trânsito foram realizados totalmente on-line. Atualmente, cerca de 93% das etapas dos serviços estão digitalizadas, com mais de 350 procedimentos disponíveis no Portal Cidadão. Em 2025, Minas Gerais registrou aproximadamente 250 mil primeiros emplacamentos de pessoas físicas.
A iniciativa envolve atuação integrada do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MG), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e da Prodemge, reforçando a estratégia do Governo de Minas de ampliar a eficiência e melhorar a experiência do cidadão nos serviços públicos digitais.
Quem passa pela plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto, no coração de Brasília, agora…
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF/MG), a…
O pequeno Luca saiu da Maternidade Odete Valadares (MOV), em Belo Horizonte, de braços dados…
A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) promove, entre os dias 29 de janeiro…
Você deve ter percebido que, desde o início de janeiro, a sua conta de energia…
As redes sociais foram inundadas nesta segunda-feira (26) com notícias falsas de que o Instituto…