Destaques

Governo de Minas lança programa Encontro das Águas e leva desenvolvimento à população do semiárido

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, lançou, nesta segunda-feira (2/6), em Montes Claros, o programa Encontro das Águas, uma iniciativa ampla e integrada para enfrentar os desafios da seca e da escassez hídrica no semiárido mineiro.

O programa mobiliza o Governo de Minas, por meio da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais (Cedec), o Poder Legislativo, a sociedade civil e mais de 30 instituições em uma governança colaborativa e integrada que conta com mais de R$ 600 milhões em investimentos.

“Queremos que essas ações sejam coordenadas para que se tornem mais efetivas. Quando todos trabalham em conjunto, o esforço e a entrega melhoram, beneficiando quem mais precisa, que é a população que sofre com a seca”, disse Romeu Zema.

Com ações que vão desde o transporte de água potável até o incentivo à agricultura familiar, o programa inclui modernização de contratos e busca promover dignidade, segurança hídrica, desenvolvimento social e preservação ambiental para municípios das regiões do Norte, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri.

“Esse programa nos enche de alegria, pois possibilita alcançar pessoas que estão em vulnerabilidade extrema. A seca é cruel e muitas vezes passa despercebida para alguns, mas não por nós”, ressaltou o chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, coronel Paulo Roberto Rezende.

A iniciativa é um componente estratégico do Plano Estadual de Enfrentamento à Seca e Estiagem 2025-2031, que articula projetos estruturantes e ações emergenciais para reduzir os impactos da estiagem e fortalecer a resiliência das comunidades do semiárido.

Integração

Entre as principais ações, está, por meio da Copasa, a Operação Pipa, que leva água potável a comunidades afetadas, priorizando escolas, unidades de saúde e outras estruturas essenciais.

A companhia também atua por meio do Programa Universaliza Minas, com o objetivo de universalizar serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto nas zonas rurais e urbanas de baixo adensamento populacional nos municípios onde atende.

“É um orgulho para nós da Copasa e Copanor contribuirmos com o governador em mais essa iniciativa ampla e integrada para avançar no desenvolvimento do semiárido. O Universaliza Minas vem somar esforços junto ao governo para garantir segurança hídrica a essa população”, afirmou o presidente da Copasa, Fernando Passalio.

O Programa Água Doce, coordenado pela Cedec e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), viabiliza sistemas de dessalinização em áreas que dependem de água salobra. Para 2025, estão previstos 33 novos sistemas no estado.

Na área do desenvolvimento rural, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) cria núcleos agrícolas com infraestrutura e moradias para fixar jovens no campo, por meio do Projeto Agrovila. Já o Irriga Minas distribui kits de irrigação para fortalecer a produção local e garantir segurança alimentar.

Também fazem parte da iniciativa, ações como a instalação de cisternas para captação de água da chuva, preservação de nascentes, monitoramento da qualidade da água e educação ambiental, sempre com foco na sustentabilidade e no uso eficiente dos recursos.

Além disso, estão previstas medidas de assistência humanitária, como a distribuição de cartões emergenciais, kits de auxílio e apoio direto à agricultura familiar, por meio de programas como o SOS Águas, do Serviço Social Autônomo (Servas), e o Percursos Gerais: Trajetória para Autonomia, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese).

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

DER interdita para manutenção ponte na rodovia LMG-698 na região Noroeste de Minas

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) interdita, a partir deste sábado…

21 horas ago

GDF contrata mais de 1,3 mil tratamentos de quimioterapia para câncer de mama

Em mais uma ação do programa "O câncer não espera. O GDF também não", o…

2 dias ago

Setor de peixes ornamentais em Minas Gerais pode ganhar certificação inédita no país

Minas Gerais, responsável por cerca de 70% da produção nacional de peixes ornamentais, está prestes…

2 dias ago

Secretaria de Educação reforça mobilização das escolas para coleta de dados para o Censo Escolar 2025

Gestores escolares de todas as escolas de Minas Gerais, públicas e privadas, devem ficar atentos…

2 dias ago

Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, lança o Projeto Sesc Saúde do Homem

Com foco em facilitar e ampliar o acesso dos homens a ações de promoção da…

3 dias ago

Pró-Jovem Digital oferece cursos gratuitos de empreendedorismo digital

Estão abertas as inscrições para o Pró-Jovem Digital, programa de capacitação de jovens em empreendedorismo…

3 dias ago