Destaques

Ipsemg disponibiliza 19 tipos de exames cardiovasculares

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), por meio do Centro de Propedêutica Cardiovascular (CPVC) do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), em Belo Horizonte, oferece 19 tipos de exames cardiovasculares para os beneficiários e seus dependentes:

Doppler colorido arterial de membros superiores e inferiores
Doppler colorido de veia cava superior ou inferior
Doppler colorido venoso de membro inferior-unilateral e membro superior
Duplex Scan de carótidas Doppler color vasos cervicais arteriais (Carótidas)
Duplex Scan de vertebrais Doppler color Vertebral Bilateral (Vertebrais)
Ultrassom – Doppler color vasos cervicais bilaterais (Subclávia e jugular)
Ecocardiograma Transtorácico adulto e pediátrico
Ecodoplercardiograma transoperatório (Transesofágico ou Epicárdico)
Ecodoppler de esforço ou stress farmacológico
Ecodoppler fetal com mapeamento de fluxo a cores (Por feto)
Ecodoppler Transesofágico (Inclui Transtorácico)
Ecocardiograma bidimensional com strain
Teste de inclinação ortostática – Tilt Test
Holter 24, 48 e 72 horas – 3 Canais – Digital
“Os exames citados são de suma importância na definição diagnóstica das possíveis doenças cardiológicas de que o paciente vem se tratando ou aventadas por seu médico” ressalta o cardiologista e coordenador do CPCV, Bráulio Muzzi Ribeiro de Oliveira. “Por exemplo, o exame de Holter, método que registra o eletrocardiograma por 24 ou 48 horas, é fundamental no diagnóstico das arritmias cardíacas”, completou.

O Centro de Propedêutica Cardiovascular do HGIP conta com equipamentos de última geração para realização do ecocardiograma com imagens em 3D, o qual permite uma melhor avaliação de doenças valvares e função da contratilidade cardíaca.

Agendamento de exames

Para agendar os exames, os beneficiários devem ter em mãos o pedido médico original (sem rasura), com data (validade dentro de 180 dias), identificação do paciente, nome do exame, justificativa ou CID, assinado e com carimbo médico e o cartão do Ipsemg. Esse pedido não precisa ser no impresso do instituto.

A marcação pode ser feita por telefone, na Central do Lig Minas 155 (telefone fixo) ou (31) 3069-6601 para ligações de celular (ligação tarifada de acordo com a operadora).

“Geralmente, os exames cardiológicos como o ecocardiograma, Doppler, Holter, dentre outros, são indicados para pessoas com histórico de doenças cardiovasculares na família e que fazem parte de grupos de risco. Entretanto, devem ser feitos por todos que se preocupam em manter a saúde em dia. Esses exames também servem para ajudar a equipe médica no acompanhamento de tratamentos diversos”, explica a coordenadora administrativa do Centro de Propedêutica do HGIP, Nelia Moreira de Farias.

Centro de Propedêutica do Hospital do Ipsemg

O Centro de Propedêutica está localizado no 2º andar do HGIP e realiza, mensalmente, cerca de 700 procedimentos. O local possui cinco salas de exames e conta com uma equipe de profissionais médicos altamente capacitados, além de uma equipe de enfermagem e administrativo, todos voltados para um atendimento ágil, de qualidade e humanizado para todos os beneficiários do instituto.

É importante destacar que todos os procedimentos são indolores e levam um tempo médio de 30 minutos para a realização, isso dependendo do perfil de cada beneficiário. Antes do exame, o beneficiário é orientado sobre o preparo e demais informações, como uso e suspensão de medicamentos e documentações necessárias para apresentação no dia do exame.

Funcionamento

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, para atendimentos eletivos. O CPCV também funciona com uma escala de plantão de médicos cardiologistas e vasculares a fim de atender as urgências do Hospital, priorizando os beneficiários internados, Centro de Terapia Intensiva (CTI) e o Serviço Médico de Urgência (SMU).

Acesse o site do Ipsemg, clique em Serviços, em seguida Saúde e, posteriormente, em “Realização de exames na rede própria”. Selecione a opção “Exames cardiológicos” para visualizar mais informações sobre os exames disponíveis.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Governo do Estado disponibiliza cartilha e aulões para gestores municipais de turismo

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), por meio da…

2 dias ago

Bolsa Família: 82,85% dos beneficiários realizaram acompanhamento em saúde no DF

Entre janeiro e junho de 2025, o Distrito Federal acompanhou 82,85% dos beneficiários do programa…

3 dias ago

Clientes da Cemig receberão R$ 84 milhões em descontos na conta de energia em agosto

Cerca de 8 milhões de clientes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) terão um…

3 dias ago

Polícia Civil oferece capacitação para o enfrentamento da violência doméstica

“Lei Maria da Penha e pacote antifeminicídio na investigação criminal” é o curso oferecido pela…

3 dias ago

Ponte na LMG-722, região Noroeste de Minas, é interditada para reparos e veículos devem usar rota alternativa

A ponte sobre o rio Paranaíba, na rodovia LMG-722, região Noroeste de Minas, com restrição…

3 dias ago

SUS vai comprar 180 mil equipamentos para unidades básicas de saúde

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) vai comprar, por determinação do…

6 dias ago