Foto: Andre Borges/Agência Brasília.
O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), recebe, até 30/12, inscrições para parcerias com prefeituras municipais. O público-alvo são professores e alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino que terão acesso a atividades práticas de educação ambiental. As orientações estão no Edital Semad 05/2022, publicado em 7/12.
O programa consiste em conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária desenvolvidas pela Semad, por meio da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari), que visa capacitar educadores por meio da disponibilização de curso de Educação à Distância (EaD) de educação ambiental.
O programa também busca levar a alunos do ensino fundamental conteúdos nas temáticas de consumo consciente de água e energia, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária para o bem-estar animal, por meio da prestação de apoio técnico.
Ao todo, mais de 4 mil alunos já foram atendidos com as ações do programa desde sua implantação, em 223 turmas, divididas em 115 escolas de 65 municípios mineiros.
Para a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, “mais relevante ainda que os números é o resultado alcançado. Prefeitos nos contam as mudanças que isso tem provocado nas crianças, nos professores e nas cidades. A educação ambiental propicia essa nova realidade de comportamento em várias esferas”, comentou.
Continuidade
O programa, lançado em março de 2022, tem caráter contínuo, e a cada ano será lançado um edital para congregar outros municípios e ampliar a atuação no território mineiro.
As inscrições para 2023 vão até o dia 30/12. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 17/1/2023.
“Os municípios são peça-chave para levar resultados à população, e as ações do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis contribuem para a formação cidadã e integral em meio ambiente de crianças e adolescentes que se preparam para uma cidadania pautada na sustentabilidade” ressalta o Subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.
O Edital Semad 05/2022 e todas as informações sobre como os municípios podem se habilitar para o programa podem ser obtidas clicando aqui.
O pequeno Luca saiu da Maternidade Odete Valadares (MOV), em Belo Horizonte, de braços dados…
A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) promove, entre os dias 29 de janeiro…
Você deve ter percebido que, desde o início de janeiro, a sua conta de energia…
As redes sociais foram inundadas nesta segunda-feira (26) com notícias falsas de que o Instituto…
O Distrito Federal inaugura, nesta quarta-feira (28), a primeira unidade do Na Hora Empresarial, voltada…
A Cemig, por meio do programa Você – Voluntariado Cemig, lança mais uma edição do…