20.5 C
Brasília
domingo, julho 21, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Programa de educação ambiental abre inscrições para estudantes do ensino fundamental da rede municipal de Minas Gerais

    O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), recebe, até 30/12, inscrições para parcerias com prefeituras municipais. O público-alvo são professores e alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino que terão acesso a atividades práticas de educação ambiental. As orientações estão no Edital Semad 05/2022, publicado em 7/12.

    O programa consiste em conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária desenvolvidas pela Semad, por meio da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari), que visa capacitar educadores por meio da disponibilização de curso de Educação à Distância (EaD) de educação ambiental.

    O programa também busca levar a alunos do ensino fundamental conteúdos nas temáticas de consumo consciente de água e energia, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária para o bem-estar animal, por meio da prestação de apoio técnico.

    Ao todo, mais de 4 mil alunos já foram atendidos com as ações do programa desde sua implantação, em 223 turmas, divididas em 115 escolas de 65 municípios mineiros.

    Para a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, “mais relevante ainda que os números é o resultado alcançado. Prefeitos nos contam as mudanças que isso tem provocado nas crianças, nos professores e nas cidades. A educação ambiental propicia essa nova realidade de comportamento em várias esferas”, comentou.

    Continuidade

    O programa, lançado em março de 2022, tem caráter contínuo, e a cada ano será lançado um edital para congregar outros municípios e ampliar a atuação no território mineiro.

    As inscrições para 2023 vão até o dia 30/12. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 17/1/2023.

    “Os municípios são peça-chave para levar resultados à população, e as ações do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis contribuem para a formação cidadã e integral em meio ambiente de crianças e adolescentes que se preparam para uma cidadania pautada na sustentabilidade” ressalta o Subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.

    O Edital Semad 05/2022 e todas as informações sobre como os municípios podem se habilitar para o programa podem ser obtidas clicando aqui.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES