Destaques

Programa Estágio Legal é lançado com a presença de instituições de ensino e estudantes

O Ministério Público de Minas Gerais, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), lançou nesta sexta-feira, 20 de outubro, o programa MPMG Estágio Legal, cujo objetivo é valorizar o sistema de estágio, instituir processo seletivo de estagiários de Direito pelo Ceaf e fomentar parcerias entre a Escola Institucional do MPMG e as instituições de ensino.

Durante o lançamento foram assinados o Ato Ceaf nº 01/2023, que regulamenta o processo seletivo, os termos de adesão dos colaboradores e os editais de seleção de estagiários para as áreas criminal, cível e de direitos difusos e coletivos. Esses editais, elaborados nos termos do Ato Ceaf nº 01/2023, serão publicados a partir data de hoje na página de Estágios do portal do MPMG.

Logo no início do evento, os participantes assistiram a um vídeo com depoimentos de autoridades que fizeram estágio no MPMG. Entres eles, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, o vice-governador de Minas, Mateus Simões, e vários promotores de Justiça, como Marcelo Schirmer, Daniel de Sá Rodrigues, Fernanda Couto Garcia e Fernanda Caram. O vídeo vai fazer parte da campanha #mpmgestagiolegal veiculada no Instagram.

Participaram da cerimônia, além de integrantes do MPMG, representantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), do Centro Universitário UNA, do Centro Universitário UNI-BH e da Faculdade Arnaldo, bem como estudantes e membros de diretórios acadêmicos.

Para a diretora do Ceaf, procuradora de Justiça Élida de Freitas Rezende, o programa busca valorizar o estágio e os estagiários, além de uma aproximação com as instituições de ensino. “Queremos criar uma cultura do Ministério Público dentro das universidades, pois podemos dar uma contribuição valiosa aos estagiários” ressaltou.

Já o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, disse que fazer estágio no Ministério Público representa uma “oportunidade de ouro” para os estudantes desenvolverem suas habilidades e terem uma vivência da área jurídica, pois o MP é uma instituição importante para a sociedade e a cidadania.

“O Ministério Público está de portas abertas às instituições de ensino. Queremos que vocês estimulem os estudantes a fazerem estágio no MP e a virem participar de nossos eventos. Temos trazido nomes nacionais, locais e estrangeiros para discutir os assuntos do momento, como a Justiça compactuada, as inovações tecnológicas, os novos processos e tipos de investigação”, disse.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Marcha Nacional em Defesa dos Serviços Públicos reforça unidade contra a nova Reforma Administrativa

Da redação A Marcha Nacional em Defesa dos Serviços Públicos é uma iniciativa coletiva que…

15 horas ago

Campanha Alerta Lilás, do MPMG, ganha Grupo Sabin como novo parceiro na prevenção ao feminicídio

A campanha “Alerta Lilás: a saúde da mulher como prevenção ao feminicídio”, do Ministério Público…

3 dias ago

Diagnóstico precoce e tratamento oportuno do câncer de mama garantem melhores resultados

Quando recebeu a notícia de que estava grávida do segundo filho, Matteo, a cuidadora de…

3 dias ago

DER-MG abre licitação para construção de três pontes na MG-202 entre Pintópolis e Urucuia

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) abriu licitação para a construção…

3 dias ago

Feijão mineiro: medida sanitária protege lavouras e impulsiona a economia do setor em Minas

Da lavoura ao prato, o feijão é uma das maiores riquezas de Minas Gerais, sustentando…

3 dias ago

Pedir CPF na nota fiscal ao abastecer pode render prêmio de R$ 50 mil e ajudar a combater fraudes nos postos

Em Minas Gerais, abastecer o carro pode render prêmio em dinheiro e ainda ajudar a…

3 dias ago