Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Desde 2021, o Sebrae Minas esteve presente em eventos em todo o estado para promover o encontro entre prefeituras e cooperativas de crédito. Nos últimos anos, elas têm ganhado espaço que até então era ocupado pelos bancos comerciais e múltiplos. A expansão do cooperativismo atingiu resultados satisfatórios em Minas Gerais, que registrou um crescimento de 60,6% no número de depósitos municipais em 2021 em comparação com o ano anterior.
De acordo com o anuário de 2022 do Sistema Ocemg, órgão de representação e defesa do setor no estado, houve expansão de 228% nos últimos cinco anos na movimentação de dinheiro. Minas Gerais acompanha a evolução dos números em todo o país. Em junho de 2023, o saldo de depósitos municipais em cooperativas de crédito somava R$ 3,3 bilhões, segundo levantamento feito pelo Banco Central – registrou um crescimento de 20,4% em relação a 2022. O Sebrae Minas já fez o atendimento de mais de 80 municípios e 50 cooperativas de crédito.
Entre as razões pelas quais as cooperativas têm conquistado seu espaço, estão a eficiência das operações e a oferta de taxa de juros inferiores às cobradas no mercado financeiro tradicional. Além disso, elas facilitam a movimentação de recursos em cidades onde não existem agências bancárias.
A analista do Sebrae Minas Vera Lopes afirma que as cooperativas podem oferecer taxas mais atrativas, já que não buscam o lucro almejado pelos bancos convencionais. “Elas querem oferecer benefícios aos associados e às comunidades, podendo gerar novos negócios, empregos, rentabilidade e qualidade de vida”, afirma.
As parcerias entre prefeituras e cooperativas permitem que o acesso do cidadão à inclusão financeira seja ampliado, sobretudo nas cidades menores. Segundo o Banco Central, 337 municípios no Brasil, sendo 131 em Minas Gerais, têm nas cooperativas a única instituição financeira em seu território.
João Monlevade
O município de João Monlevade, no Leste de Minas, foi um dos que mais movimentam depósitos com uma cooperativa de crédito. O poder público manteve recursos em contas de aplicação na cooperativa Sicoob Credicampi, que reúne 46 mil cooperados e atende a 15 das 22 prefeituras das regiões Médio Piracicaba e Circuito do Ouro.
“Nossa prefeitura está atenta à possibilidade de explorar novas possibilidades de operações com a cooperativa em João Monlevade. A previsão é de incremento gradual do montante de recursos alocados no fundo de investimentos nos próximos anos”, explica o prefeito Laércio Ribeiro.
As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) têm início nesta segunda-feira, 30 de…
A partir desta terça-feira, 1 de julho, o Governo Federal amplia a oferta da vacina…
Termina nesta segunda-feira (30) o prazo para que jovens do sexo masculino que completam 18…
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) acaba de lançar seu canal…
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) publicou, nesta sexta-feira (27/6), edital de um novo…
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) lançou…