20.5 C
Brasília
quinta-feira, maio 23, 2024
Banner Anuncio
Mais...

    Sebrae Minas incentiva parceria entre prefeituras e cooperativas de crédito para movimentação de depósitos financeiros

    Desde 2021, o Sebrae Minas esteve presente em eventos em todo o estado para promover o encontro entre prefeituras e cooperativas de crédito. Nos últimos anos, elas têm ganhado espaço que até então era ocupado pelos bancos comerciais e múltiplos. A expansão do cooperativismo atingiu resultados satisfatórios em Minas Gerais, que registrou um crescimento de 60,6% no número de depósitos municipais em 2021 em comparação com o ano anterior.

    De acordo com o anuário de 2022 do Sistema Ocemg, órgão de representação e defesa do setor no estado, houve expansão de 228% nos últimos cinco anos na movimentação de dinheiro. Minas Gerais acompanha a evolução dos números em todo o país. Em junho de 2023, o saldo de depósitos municipais em cooperativas de crédito somava R$ 3,3 bilhões, segundo levantamento feito pelo Banco Central – registrou um crescimento de 20,4% em relação a 2022. O Sebrae Minas já fez o atendimento de mais de 80 municípios e 50 cooperativas de crédito.

    Entre as razões pelas quais as cooperativas têm conquistado seu espaço, estão a eficiência das operações e a oferta de taxa de juros inferiores às cobradas no mercado financeiro tradicional. Além disso, elas facilitam a movimentação de recursos em cidades onde não existem agências bancárias.

    A analista do Sebrae Minas Vera Lopes afirma que as cooperativas podem oferecer taxas mais atrativas, já que não buscam o lucro almejado pelos bancos convencionais. “Elas querem oferecer benefícios aos associados e às comunidades, podendo gerar novos negócios, empregos, rentabilidade e qualidade de vida”, afirma.

    As parcerias entre prefeituras e cooperativas permitem que o acesso do cidadão à inclusão financeira seja ampliado, sobretudo nas cidades menores. Segundo o Banco Central, 337 municípios no Brasil, sendo 131 em Minas Gerais, têm nas cooperativas a única instituição financeira em seu território.


    João Monlevade

    O município de João Monlevade, no Leste de Minas, foi um dos que mais movimentam depósitos com uma cooperativa de crédito. O poder público manteve recursos em contas de aplicação na cooperativa Sicoob Credicampi, que reúne 46 mil cooperados e atende a 15 das 22 prefeituras das regiões Médio Piracicaba e Circuito do Ouro.

    “Nossa prefeitura está atenta à possibilidade de explorar novas possibilidades de operações com a cooperativa em João Monlevade. A previsão é de incremento gradual do montante de recursos alocados no fundo de investimentos nos próximos anos”, explica o prefeito Laércio Ribeiro.



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES