Destaques

Secretaria de Estado de Saúde lança curso de manejo clínico de chikungunya

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) lançou, nesta semana, Curso Clínico das Arboviroses II – Chikungunya, destinado a médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam no atendimento de pacientes com suspeitas ou diagnóstico da doença na atenção primária. O curso é gratuito e tem duração de dez horas.

Segundo a coordenadora de Vigilância das Arboviroses da SES-MG, Danielle Capistrano, a epidemia de dengue e chikungunya no último período sazonal, com a co-circulação dos dois vírus, a suscetibilidade da população e alta infestação de Aedes aegypti no estado fizeram com que o estado tivesse um olhar mais cuidadoso para suspeitar de casos de arboviroses.

“A SES acredita que esse é o momento para preparar os profissionais para lidarem com o próximo período sazonal. A iniciativa é uma ação do estado que busca melhorar a qualidade do atendimento à população e capacitar os trabalhadores da saúde para a condução da assistência e a notificação dos casos”, explicou a coordenadora.

Metodologia

O curso utiliza das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por meio do ensino a distância (EaD), com a metodologia autoinstrucional. Por isso, pode ser realizado de acordo com a disponibilidade e o ritmo do participante.

O conteúdo programático abordado busca compartilhar informações e qualificar a atuação dos profissionais no atendimento às pessoas com suspeita e com diagnóstico de chikungunya, com temas como abordagem sindrômica, manejo clínico, processos de notificações e a organização da assistência para atendimento aos casos.

Inscrições

Os interessados devem se cadastrar no ambiente virtual de aprendizagem da SES-MG por meio do endereço http://ava.saude.mg.gov.br/. Em seguida, é necessário buscar o Curso Clínico das Arboviroses II – Chikungunya, localizado na aba cursos da Vigilância em Saúde.

O profissional que finalizar o curso terá direito a emissão do certificado de participação. Dúvidas podem ser enviadas para dengue@saude.mg.gov.br.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Quarta edição do Trilhas de Futuro Educadores tem inscrições abertas

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), segue investindo…

24 minutos ago

Primeiro manual de combate a incêndios em canaviais do país é lançado na sede do MPMG em Uberaba

Foi lançado na sede do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em Uberaba, no Triângulo…

4 horas ago

Sebrae lança XIII Edição do Prêmio Prefeitura Empreendedora nesta quarta (23)

Nesta quarta-feira, 23, às 9h, o Sebrae lança a XIII Edição do Prêmio Sebrae Prefeitura…

4 horas ago

DER interdita para manutenção ponte na rodovia LMG-698 na região Noroeste de Minas

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) interdita, a partir deste sábado…

2 dias ago

GDF contrata mais de 1,3 mil tratamentos de quimioterapia para câncer de mama

Em mais uma ação do programa "O câncer não espera. O GDF também não", o…

3 dias ago

Setor de peixes ornamentais em Minas Gerais pode ganhar certificação inédita no país

Minas Gerais, responsável por cerca de 70% da produção nacional de peixes ornamentais, está prestes…

3 dias ago