Destaques

Secretaria de Saúde reforça a ampliação temporária do público-alvo da vacina meningocócica C e ACWY até 31/7

Com o objetivo de ampliar a proteção da população contra a meningite, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforça a importância da vacinação como forma mais eficaz de prevenir casos graves e óbitos pela doença. As vacinas contra meningite são oferecidas gratuitamente pelo SUS nas unidades de saúde de todo o estado.

Para melhor aproveitamento e oferta dos imunizantes contra a doença no estado, houve a ampliação do público de forma temporária até dia 31/7 ou até a disponibilidade de doses da vacina nos municípios.

A vacina meningocócica ACWY protege contra quatro sorogrupos da doença, os tipos A, C, W, Y, e já é normalmente disponibilizada na rotina do Calendário Nacional de Vacinação para os adolescentes de 11 a 14 anos de idade. Com a ampliação temporária, a aplicação da ACWY foi estendida aos seguintes grupos: crianças, adolescentes, profissionais de saúde, adolescentes ou adultos que vivem com HIV-Aids e pessoas acima de 19 anos de idade – públicos que são rotineiramente imunizados com a vacina do tipo C.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Gusmão, a ampliação é importante pois possibilita a proteção de mais pessoas contra a meningite. “A vacinação é uma das principais estratégias de prevenção da doença meningocócica. As vacinas são seguras, eficazes e estão disponibilizadas de forma gratuita nas unidades de saúde. A população deve procurar uma unidade de saúde e colocar o cartão de vacinação em dia”, reforça Josianne.

Público a ser imunizado

– Crianças de 3, 5 e 12 meses de idade, que não receberam nenhuma dose da Meningo C ou ACWY;

– Adolescentes, com idade entre 15 e 18 anos. A vacina está indicada para os não vacinados ou que receberam a última dose da vacina Meningo ACWY há mais de 5 anos;

– Para os profissionais de saúde, a recomendação é para os não vacinados com a Meningo ACWY.

– Para adolescentes ou adultos que vivem com HIV-Aids é recomendado a aplicação da dose de reforço para aqueles que receberam a vacina meningocócica conjugada (Meningo C ou ACWY) há mais de cinco anos da última dose, seguindo recomendações do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie).

– E para as pessoas com 19 anos ou mais de idade, a recomendação da vacinação com a ACWY, quando houver indisponibilidade de vacina Meningocócica C na unidade de saúde.

Mais informações quanto aos critérios de vacinação estão disponíveis neste endereço.

A SES-MG destaca ainda que é fundamental que os municípios promovam campanhas de conscientização e ampliem o acesso à vacinação com a meningocócica ACWY e a meningocócica C, garantindo que todas as faixas etárias e grupos de risco tenham a oportunidade de se proteger contra essa doença potencialmente fatal. Dessa forma, será possível avançar na prevenção e controle das meningites, preservando vidas e promovendo a saúde da população.

Meningite

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), em 2023, até o dia 14/6, foram registrados 268 casos de meningites no estado. Em 2022, foram registrados 714 casos e, em 2021, foram 440 ocorrências em Minas Gerais.

A cobertura vacinal da vacina meningocócica C em 2023, até março, era de 79,97% para crianças menores de um ano de idade, e de 76,75% para crianças de um ano de idade. A meta de cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%.

Em relação à meningocócica ACWY, a cobertura vacinal acumulada, em Minas Gerais, no período de 2017 a 2023, em adolescentes de 11 a 14 anos de idade, é de 34,06%. A meta preconizada para adolescentes é de 80%.

Vacinação da Cidade Administrativa

A ação de vacinação extramuros que a SES-MG e a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte estão realizando na Cidade Administrativa foi prorrogada até esta sexta-feira (23/6). Além das vacinas contra a covid-19 e Influenza, a Prefeitura de Belo Horizonte também disponibilizará a vacina contra a meningite. A vacinação está ocorrendo no hall do Prédio Minas, das 8h às 16h, para os servidores públicos e o público externo.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

IPVA 2025: Confira o novo calendário de vencimento do DF

Atenção, motorista: o Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (31) traz as datas…

19 horas ago

Especialista de hospital mineiro referência estadual em oncologia reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), são estimados 11.800 novos casos de câncer de…

22 horas ago

Médicos reafirmam eficácia da mamografia para prevenir câncer de mama

Em meio à repercussão de depoimentos médicos, divulgados em redes sociais, que questionam a eficácia…

2 dias ago

MEC fará prova única de seleção para professores de escolas públicas

O Ministério da Educação (MEC) fará uma prova única para ajudar estados e municípios a…

2 dias ago

Outubro Rosa: Força-tarefa de reconstrução mamária leva autoestima para mais de 60 mulheres

“Mudou muito a minha autoestima. Posso ficar despreocupada em usar uma roupa sem sutiã, sem…

2 dias ago

Aplicativo auxilia famílias nos cuidados com crianças com câncer

Uma parceria desenvolvida entre o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) e a…

2 dias ago