Foto: Waldemir Barreto/ Agência Senado
A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (10/8), um projeto de lei que permite ao usuário de serviços de telecomunicações acumular o saldo não utilizado da franquia associada ao plano de serviço contratado. Por ser terminativa, a proposta segue direto do colegiado para a Câmara dos Deputados, sem precisar ser votada em plenário.
De autoria do senador Telmário Mota (PROS-RR), o texto legislativo acrescenta um inciso na legislação vigente para estabelecer o direito ao usuário de acumular os saldos inutilizados no mês. O relator da matéria na comissão foi o senador Acir Gurgacz (PDT-RO).
O pedetista defende que a iniciativa legislativa busca “proteger os interesses econômicos do consumidor e evitar práticas e cláusulas abusivas no fornecimento de produtos e serviços”. “No caso, a abusividade se manifesta na desigualdade de tratamento presente na relação entre os usuários e as empresas de telecomunicações”, enfatiza.
“Quando o usuário extrapola o limite mensal contratado ele é obrigado a adquirir pacotes adicionais. Por outro lado,
quando o consumidor não utiliza integralmente as quantidades contratadas, ele perde o direito de utilizar os saldos no futuro, o que não é justo”, explica o relator, acrescentando que não haverá dificuldade na implantação do controle de saldos.
Em um cenário de crescentes desafios relacionados ao bem-estar mental, o Distrito Federal passa a…
Reunindo 11 faixas inéditas extraídas de seu vasto acervo pessoal, o álbum Vander Lee, Voz…
A Fundação Ezequiel Dias (Funed), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas…
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) rejeitou argumentos e alegações das defesas e…
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional às…
Para ampliar a cobertura vacinal e evitar o retorno de doenças graves no Distrito Federal,…