Distrito Federal

Educadores são capacitados para prevenção à violência sexual infantojuvenil no DF

A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), em parceria com a Comissão Permanente de Paz nas Escolas da Secretaria de Educação do DF (SEEDF), promove, nesta sexta-feira (30), o I Ciclo Formativo para Prevenção à Violência Sexual Infantojuvenil. Nesta primeira edição, a capacitação será voltada à educação infantil e tem o objetivo de promover a sensibilização e o engajamento de educadores para prevenção e o enfrentamento deste crime por meio de um ciclo de palestras.

“Com essa iniciativa, buscamos capacitar e sensibilizar os profissionais da educação, fortalecendo sua atuação na proteção das crianças e adolescentes do Distrito Federal”

Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública

A expectativa é que cerca de 700 profissionais da educação infantil, das redes pública e privada de ensino do DF, participem do evento. O encontro terá início às 9h, com previsão de término às 17h, no auditório do Museu Nacional da República.

As palestras serão ministradas por especialistas nas áreas da SEE, da Subsecretaria de Políticas Públicas da Criança e do Adolescente, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) – por meio do Centro 18 de Maio – , do Núcleo Judiciário da Mulher (NJM/TJDFT) e da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA/PCDF). Os profissionais abordarão temas cruciais relacionados à prevenção e ao enfrentamento do problema.

“Estamos unindo esforços para enfrentar um dos problemas mais urgentes em nossa sociedade. Esse tipo de violência exige ação imediata e integralizada, envolvendo várias esferas da sociedade e governo. Com essa iniciativa, buscamos capacitar e sensibilizar os profissionais da educação, fortalecendo sua atuação na proteção das crianças e adolescentes do Distrito Federal”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

Arte: SSP-DF

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, destaca a relevância do evento no contexto educacional: “A escola desempenha um papel fundamental na prevenção e no combate à violência sexual infantojuvenil. Por meio desse ciclo formativo, ofereceremos aos educadores as ferramentas necessárias para identificar sinais de abuso, orientar as crianças e suas famílias, e promover um ambiente seguro e acolhedor nas instituições de ensino das redes pública e privada de ensino do Distrito Federal. Juntos, podemos construir uma rede de proteção mais forte e eficiente.”

O encontro conta com apoio do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe/DF) e o Conselho de Entidades de Promoção e Assistência Social (Cepas/DF).

“Entendemos que a prevenção à violência sexual deve ser uma pauta permanente no ambiente escolar, e por isso estamos empenhados em capacitar os educadores do DF. Esperamos que o I Ciclo Formativo seja um importante passo na conscientização e na criação de estratégias preventivas que reduzam os casos de violência sexual infantojuvenil em nossa sociedade”, afirma a subsecretária de Prevenção à Criminalidade da SSP, Regilene Rozal.

O I Ciclo Formativo para Prevenção à Violência Sexual Infantojuvenil: Educação Infantil é uma oportunidade única de aprimoramento profissional e de troca de conhecimentos, visando à proteção das crianças e adolescentes contra a violência sexual. Os participantes serão capacitados a atuar como multiplicadores do conhecimento nas unidades escolares de origem.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Capacitação gratuita em cafeicultura regenerativa oferecida pelo BDMG tem início com mais de mil inscritos de todo o estado

A capacitação gratuita e on-line sobre agricultura regenerativa com foco na cafeicultura oferecida pelo Banco…

23 horas ago

Defesa Civil de Minas Gerais realiza ação para ensinar surdos a lidarem com situações de risco

Durante o Setembro Azul, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) realiza palestras em toda…

1 dia ago

IgesDF alerta para golpe envolvendo cobrança indevida por procedimentos

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) faz um alerta importante…

2 dias ago

Governo de Minas sanciona lei para combate a golpes financeiros contra idosos

O Governo de Minas Gerais acaba de sancionar o projeto de lei que incentiva instituições…

2 dias ago

Cemig abre inscrições para curso de Aprendizagem Industrial de Eletricista de Redes Aéreas de Distribuição

A Cemig iniciou o processo seletivo para o ciclo 2025 do curso de Aprendizagem Industrial…

2 dias ago

Hemominas convoca doadores de sangue a comparecer às unidades

A Fundação Hemominas faz uma chamada para o comparecimento de doadores voluntários de sangue, fidelizados…

2 dias ago