Categories: JUDICIÁRIO

STF faz reunião técnica para adoção de providências para fim do orçamento secreto

A primeira reunião técnica marcada pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), para o detalhamento das informações e procedimentos a serem adotados visando o cumprimento integral das decisões do acórdão do Tribunal na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 854), foi realizada nesta terça-feira (6), na sala de reuniões da presidência do STF.

Para identificar os dados sobre as emendas RP9 (emendas de relator) e RP8 (emendas de comissão), conhecidas como orçamento secreto, foi criada uma comissão que irá mapear essas informações e apresentar um relatório em nova reunião marcada para o próximo dia 21 de agosto, às 10h, na sala de reuniões da presidência do Supremo.

Entre as questões a serem respondidas pela comissão estão: Quais dados existem e os que não existem; quais os que estão disponíveis ao acesso público e em algum local; quem são os detentores das informações não publicadas; quais políticas públicas estão prejudicadas com a suspensão das emendas determinada pela decisão do ministro Flávio Dino; e quais podem continuar por terem atendido as exigências da decisão do Tribunal.

A comissão será formada por representantes da Controladoria-Geral da República (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU), Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Secretaria de Orçamento e Finanças, do Ministério do Planejamento e Orçamento (SOF/MPO), e Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Será presidida por Guilherme Resende, economista da presidência do STF.

A reunião foi coordenada por Amanda Thomé, juíza auxiliar do gabinete do ministro Flávio Dino; por Trícia Navarro, juíza auxiliar da presidência do STF; e Guilherme Resende. Participaram Catarina Sales Mendes, da Procuradoria-Geral da República (PGR); Isadora Cartaxo, da Advocacia-Geral da República (AGU); Gabrielle Tatith, do Senado Federal; Jules Pereira Queiroz, da Câmara dos Deputados; Marcelo Eira (TCU), Eveline Martins Brito, da CGU; e Bruna Freitas, representando o PSOL, partido autor da ação.

Editor

Recent Posts

Plataforma agiliza apoio federal às cidades e estados em situações de emergência

Quando um desastre natural atinge uma cidade, cada minuto conta para salvar vidas e reconstruir…

2 dias ago

GDF lança Rota do Cicloturismo e miniguia para pedalar por Brasília

No dia em que a Lei nº 7.403/2024, conhecida como Lei do Cicloturismo do Distrito…

2 dias ago

Concurso da Saúde MG 2026 abre 380 vagas em todo o estado

O Governo de Minas, por meio das secretarias de Estado de Saúde (SES-MG) e Planejamento…

2 dias ago

Governo de Minas alerta para semana de instabilidade e volumes elevados de chuva em todo o estado até 24/1

O Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), alerta a…

2 dias ago

Desconto Social amplia acesso à energia e já está em vigor nas contas de luz da Cemig

Já está em vigor, nas contas de luz emitidas a partir do faturamento de janeiro…

4 dias ago

Secretaria de Estado de Fazenda lança Certidão de Débitos Tributários digital com emissão mais rápida e simples

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG) lança uma nova versão da…

4 dias ago