Minas Gerais

Escola de Saúde de Minas abre credenciamento para designer gráfico e designer instrucional

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) abriu processo de credenciamento de serviços técnicos especializados para seleção de pessoa física para a função de designer gráfico e de designer instrucional. As inscrições poderão ser realizadas desta segunda-feira (8/5) até as 17h de 26/5/2023 pelo site sigac.esp.mg.gov.br. Todas as informações sobre o processo de credenciamento estão disponíveis no edital. Para acessá-lo, clique aqui.

Após o processo de credenciamento, poderá ser selecionado um profissional para designer gráfico e um para designer instrucional. O período das atividades vai englobar 12 meses (previsto de julho/2023 a junho/2024) e o valor da remuneração será vinculado às entregas realizadas.

O serviço será prestado em local de escolha do profissional, desde que a pessoa esteja apta a participar de reuniões virtuais nos horários previamente acordados com a ESP-MG, além de dispor dos softwares, computadores e quaisquer equipamentos necessários ao profissional para a perfeita execução do contrato.

Funções

Designer gráfico: tem papel fundamental na equipe de criação de cursos em educação a distância (EaD), tendo como tarefas elaborar propostas de identidade visual e imagens para cursos oferecidos, incluindo a definição de paleta de cores, tipografias, apresentação de cenários, personagens e desenhos correlacionados; possuir domínio em ferramentas de criação, formatação e habilidade de diagramação de e-book para desenvolver peças conforme projeto gráfico proposto pela ESP-MG. Alguns dos pré-requisitos exigidos são possuir graduação em Designer Gráfico; experiência de no mínimo três anos em produção gráfica e ter domínio das ferramentas Corel Draw e/ou Ilustrator.

Designer instrucional: analisa, organiza e prepara os conteúdos, enviados pela área demandante, para o Ambiente de Virtual de Aprendizagem. A partir do conteúdo bruto, esquematiza telas, descreve ilustrações, roteiriza vídeos, e especifica características de interfaces para a construção de tutoriais. Todas essas informações compõem o storyboard, que é feito em slides de apresentações. E esse roteiro serve de referência para que outros profissionais da equipe criem gráficos, ilustrações ou funcionalidades em sites e interfaces. Seu desafio é sempre garantir que os objetivos de aprendizagem para determinada iniciativa junto a certo público de aprendizes sejam alcançados. Para isso, ele cria roteiros, animações, vídeos, podcast entre outros objetos de aprendizagem. Alguns dos pré-requisitos exigidos são possuir graduação de nível superior completo na área da Saúde ou Educação e possuir especialização lato sensu em Design Instrucional; Possuir experiência de no mínimo três anos no desenvolvimento de ações educacionais em EaD.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Governo do Estado disponibiliza cartilha e aulões para gestores municipais de turismo

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), por meio da…

2 dias ago

Bolsa Família: 82,85% dos beneficiários realizaram acompanhamento em saúde no DF

Entre janeiro e junho de 2025, o Distrito Federal acompanhou 82,85% dos beneficiários do programa…

2 dias ago

Clientes da Cemig receberão R$ 84 milhões em descontos na conta de energia em agosto

Cerca de 8 milhões de clientes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) terão um…

2 dias ago

Polícia Civil oferece capacitação para o enfrentamento da violência doméstica

“Lei Maria da Penha e pacote antifeminicídio na investigação criminal” é o curso oferecido pela…

2 dias ago

Ponte na LMG-722, região Noroeste de Minas, é interditada para reparos e veículos devem usar rota alternativa

A ponte sobre o rio Paranaíba, na rodovia LMG-722, região Noroeste de Minas, com restrição…

2 dias ago

SUS vai comprar 180 mil equipamentos para unidades básicas de saúde

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) vai comprar, por determinação do…

6 dias ago