Religião

Tema da Campanha da Fraternidade 2019 é discutido em Bonfinópolis de Minas

Fraternidade e Políticas Públicas. O tema será abordado a partir do período de Quaresma da Igreja Católica, que começa logo após o Carnaval

A Campanha da Fraternidade da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) completa 58 anos e, em 2019, traz como tema: Fraternidade e Políticas Públicas. O assunto será abordado a partir do período de Quaresma da Igreja Católica, que começa logo após o Carnaval. Em Bonfinópolis de Minas, a Paróquia Senhor do Bonfim, realizou a primeira ação da campanha, nesse sábado (23), no salão paroquial do município. Um encontro para desenvolver, junto aos fiéis e alguns gestores públicos da cidade, os principais pontos e objetivos da campanha.

Pároco Tarcísio do Vale

Assim como o tema, o lema “Serás liberto pelo direito e pela justiça”, da campanha também é bem atual e pertinente, levando em consideração os últimos acontecimentos envolvendo políticos e os caminhos que esses representantes da Nação Brasileira estão seguindo dentro e fora de suas funções públicas. Além disso, um alerta sobre os direitos garantidos a todos os cidadãos, que muitas vezes são lesados em decorrência da corrupção. “O objetivo é despertar a consciência do cristão em relação àquilo que é de direito deles, daquilo que está por trás da política na íntegra, o que quer dizer política. O próprio lema da campanha traz: Serás libertado pelo direito e pela justiça”, comentou, o pároco Tarcísio do Vale.

A reunião contou com uma dinâmica em grupo em que cada um apresentou problemas do município. O grupo em que o prefeito Donizete Antônio dos Santos e a vereadora Fernanda Oliveira participaram debateu o tema: drogas lícitas e lícitas. A ociosidade, a falta de perspectivas, a busca do refúgio nas drogas, a falta de Deus, desajustes familiares e depressão foram as principais causas apontadas pelo grupo. Entre as consequências da dependência química, foram apresentadas, a exclusão social, desentendimentos familiares, evasão escolar, violência, prisão e até a morte.

Luiz Araújo, que explanou o tema ao público e coordenou o encontro levantou questões como cidadania, preconceitos,  igualdade e equidade, que são fundamentais na transformação da política de um modo geral.” O objetivo é fazer com que possam participar de maneira mais ativa na vida pública do país, de modo especial na do próprio município, por meio de participações em Conselhos, Fóruns e tendo a iniciativa de propor soluções para algumas situações de necessidades e carências no município, no país ou no estado”, disse.

Material de divulgação

 

Debate sobre problemas do município
Material de divulgação
Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Campanha Maio Amarelo alerta para segurança no trânsito

Conscientizar sobre a importância da segurança no trânsito e reduzir mortes. Essa é a proposta…

12 horas ago

Usuários de drogas e familiares podem pedir ajuda especializada via WhatsApp em Minas

Usuários de drogas e seus familiares agora podem pedir ajuda via internet, em Minas, de…

12 horas ago

Distrito Federal comemora feminicídio zero em abril

Nenhum feminicídio foi registrado no mês de abril de 2024 no Distrito Federal. Este é…

12 horas ago

Painel Indicadores do Sisema passa a monitorar ações de reflorestamento em Minas

O Painel de Indicadores do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) passou…

13 horas ago

Plano Mineiro de Segurança Hídrica tem segunda fase concluída e disponibiliza relatórios

Os relatórios da segunda etapa do Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH) já estão disponíveis…

2 dias ago

DF se destaca como terceira unidade da Federação com menor taxa de homicídios

O Distrito Federal é mais uma vez destaque nacional em redução criminal. Desta vez, figura…

2 dias ago