Cerca de 40 jovens participaram da cerimônia de juramento à Bandeira Nacional, na sede da Prefeitura de Bonfinópolis de Minas, na manhã desta sexta-feira (8). Um a um, os rapazes eram chamados pelo nome para receber o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), documento que possibilita o início da vida adulta dos jovens do sexo masculino, que não irão servir o Exército Brasileiro, ou seja, que foram dispensados pela instituição militar. Alguns do garotos são de Bonfinópolis de Minas, outros vieram dos municípios vizinhos Riachinho, Brasilândia e Dom Bosco.
Segundo o secretário da Junta de Serviço Militar de Bonfinópolis de Minas, John Menckyllyn, que fez a entrega dos certificados, 68 jovens alistados foram convocados, mas somente 36 compareceram. Os familiares dos alistados presentes também não prresenciaram a cerimônia. O último juramento à Bandeira Nacional em Bonfinópolis de Minas ocorreu em 1983. De acordo com o secretário, em dezembro do ano passado, o Exército Brasileiro emitiu uma ordem para que o evento oficial fosse retomado, cumprindo o Decreto nº 57.654 (que regulamenta a lei do Serviço Militar), de 20 de janeiro de 1966, artigo 217. O próximo juramento à Bandeira está marcado para abril.
Depois de tanto tempo sem presenciar, um momento tão importante para a cidadania, a expectativa de muitos era a de que pelo menos os familiares dos convocados fossem à cerimônia. As ausências podem ser uma prova do quão pouco as pessoas estão envolvidas com o que diz respeito ao Brasil. Independentemente das razões pelas quais os convocados não vieram, John destaca a representatividade do gesto na vida do jovem e como ele pode contribuir. “Muitos jovens deixam a desejar, deixam passar oportunidades que elevam o próprio cidadão e o seu país. O juramento à Bandeira é uma forma de demonstrar o seu amor pelo país . O importante não é o certificado, mas sim, estar à disposição da Pátria, mostrando que está ativo, tentando mudar, mesmo que seja com uma atitude pequena, mas que pode fazer um grande efeito lá na frente”, comentou o secretário. Quem não jura à Bandeira arca com uma multa de R$ 20 para receber o CDI.
Após o Hino Nacional ser tocado, o prefeito do município, Donizete Antônio dos Santos parabenizou o grupo de jovens e ressaltou a importância da cerimônia oficial para o início da vida adulta dos rapazes. “Esse momento é louvável. É importante esse gesto de dedicação ao nosso país. Jurar estar sempre à disposição para defender os interesses da Pátria”, disse. A presidente da Câmara Municipal, Célia Moraes também falou aos garotos sobre a importância do patriotismo. “É um momento para se sentir orgulho em ser brasileiro. Sejam a verdadeira mudança de que estamos precisando”, exclamou.
Os Bombeiros tão dedicados em socorrer as vítimas e, agora, encontrar os corpos, ainda desparecidos em Brumadinho são o verdadeiro exemplo de dedicação em servir o país. Outros heróis como esses também atuam ajudando os moradores do Rio de Janeiro, que perderam familiares e suas casas por causa da forte chuva no Estado, nessa quarta-feira (6). Esses militares também atenderam às vítimas do incêndio no alojamento de atletas do Flamengo, também no Rio de Janeiro, na madrugada desta sexta-feira (8). Honrar seu país, é, antes de tudo, ter empatia pelos compatriotas e estar pronto para ajudar, voluntariamente. Afinal todos temos alguma habilidade ou até várias ao mesmo tempo. É só disponibiliza-las.
O Governo de Minas tem intensificado as ações de combate à violência contra a mulher.…
O Governo de Minas está colocando em prática uma iniciativa inédita para os usuários do…
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está promovendo, até esta quinta-feira…
O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61)…
O edital para a realização do concurso da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal…
O governador Ibaneis Rocha assinou, na manhã desta quarta-feira (20), o decreto que oficializa a…