20.5 C
Brasília
quinta-feira, novembro 21, 2024
Mais...

    MAB Educativo celebra a arte com programação especial em agosto

    Em agosto, o programa MAB Educativo oferece programação para toda família inspirada nas exposições temporárias que chegam ao Museu de Arte de Brasília. De 7 de agosto a 3 de novembro, “Espelhos D’água”, de Vera Reichert, apresenta belas peças inspiradas na água e no mar. E de 9 a 27 de agosto, “Toritos de Pucará” traz um pedacinho da cultura peruana para Brasília. A partir do dia 15, as visitas mediadas serão realizadas em parceria com o Museu Dinâmico de Cera. Para participar das oficinas aos finais de semana não é necessário agendamento, basta consultar a programação e chegar. Sujeito à lotação. A iniciativa conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

    Oficinas para escolas no mês de agosto

    Foto: GuyDamato/MAB

    Durante a semana, educadores podem levar suas turmas para visitas mediadas ao acervo do MAB e às novas exposições. O programa também inclui oficinas de práticas artísticas relacionadas às linguagens das exposições temporárias. Escolas têm acesso ao programa por meio de agendamento online gratuito, na plataforma Conecta https://conecta.mediato.art.br/. Vale lembrar que a experiência conta com visitas mediadas com interpretação em libras mediante agendamento e exemplares do material educativo impressos em braile. O local onde acontece o educativo está preparado para receber pessoas com mobilidade reduzida.

    1º ao 5º ano – Oficina de pintura de Toritos
    6º ao 9º ano – Oficina de escultura com material reciclado
    Ensino Médio – Oficina de marmorização

    Museu Dinâmico de Cera

    O Museu Dinâmico de Cera chega ao Museu de Arte de Brasília com as apresentações do “Ato II – A Semana de Arte Moderna”.  As visitas mediadas acontecem em parceria com MAB Educativo, nos dias 15, 16, 17, 22, 23, 24, 29, 30 e 31 de agosto, com sessões às 10h, 11h, 14h30 e 15h30. A temporada finaliza com uma sessão especial no dia 1o de setembro, celebrando o aniversário da artista Tarsila do Amaral. Nas quintas e sextas-feiras, o MDC receberá especialmente escolas da rede pública de ensino do Plano Piloto e arredores, com público-alvo de 14 a 17 anos, do 9o ao 3o ano, com limite de 20 pessoas por sessão.

    Essas sessões são projetadas para enriquecer o currículo escolar, proporcionando uma imersão prática na história da arte e cultura brasileiras. As vagas são limitadas e as escolas interessadas devem se inscrever com antecedência. Para garantir a participação gratuita as inscrições podem ser feitas pelo formulário no www.linktr.ee/museudinamicodecera ou pelo telefone/WhatsApp (081) 8330-0001 (Thango), até o dia 14 de agosto. O Museu Dinâmico de Cera disponibiliza ônibus para levar as turmas com ponto de partida das escolas até o MAB e, após a sessão, retorna do museu à escola.

    Programação das oficinas MAB Educativo:

    Sábado

    10h30 – Contação de histórias populares peruanas (18 meses a 3 anos) – 10 vagas
    15h – Mediação na exposição Toritos de Pucará e no Acervo do MAB
    16h30 – Oficina de Pintura de Toritos (a partir de 4 anos) – 12 vagas 

    Domingo

    10h30 – Teatro de fantoches do mar (18 meses a 3 anos) – 10 vagas
    15h – Mediação patrimonial + Mediação na exposição Espelhos D’água
    16h30 – Oficina de aquarelas marinhas (a partir de 6 anos) – 12 vagas 

    Conheça as oficinas:

    Oficina de pintura de Toritos

    Os Toritos de Pucará são figuras de cerâmica em forma de pequenos touros que têm origem na região de Pucará, no sul do Peru. Esses pequenos animais coloridos são considerados símbolos de proteção, fertilidade e prosperidade e são comumente encontrados nas casas e fazendas peruanas, muitas vezes colocados nos telhados como amuletos. Nessa oficina, as crianças receberão alguns toritos e poderão soltar a imaginação para pintá-los com cores vibrantes e desenhos únicos. Além da pintura, a oficina incluirá atividades interativas sobre as lendas e os significados culturais dos Toritos de Pucará.

    Oficina de aquarelas marinhas

    Mergulhe na poética das águas e dos oceanos através dos olhos da artista Vera Reichert nesta oficina de aquarela para crianças. Nesta aventura artística, os pequenos terão a oportunidade de explorar as cores e formas dos ambientes marinhos. As crianças aprenderão técnicas básicas de aquarela e descobrirão como misturar cores para criar efeitos inspirados no mundo subaquático, em imagens de corais, peixes, algas e outros elementos do oceano. 

    Oficina de marmorização

    Descubra a magia da marmorização nessa oficina inspirada nas obras da artista Vera Reichert. A marmorização é uma técnica artística que cria padrões únicos e fluidos em superfícies, imitando o aspecto do mármore natural. Esse processo envolve a aplicação de tintas ou corantes em uma base líquida, geralmente água ou uma solução viscosa, onde as cores flutuam e se misturam de forma orgânica.

    Oficina de escultura com material reciclado

    Nessa oficina, os jovens aprenderão sobre a importância da reciclagem e como diferentes materiais descartados podem ser reaproveitados de forma criativa. Criaremos obras de arte feitas com material reciclado e material reutilizado. A arte contemporânea utiliza muito o conceito de apropriação de materiais e também é possível pensar nos três “R’s” da sustentabilidade, que são reduzir, reutilizar e reciclar. Eles representam práticas essenciais para minimizar o impacto ambiental, conservando recursos naturais e diminuindo a quantidade de resíduos gerados. 

    Sobre o MAB

    Foto: GuyDamato/MAB

    O Museu de Arte de Brasília é um espaço destinado a exposições, atividades culturais e programas educativos, e tem como objetivo promover a valorização e difusão da arte brasileira. O museu conta com um acervo composto por obras de artistas nacionais e internacionais e tem como principal objetivo valorizar e difundir a arte brasileira.

    Sobre a Mediato

    Mediato é uma iniciativa que atua como um ecossistema cultural, dedicada a aproximar a arte da vida das pessoas. Desde 2010, está comprometida em colaborar para a formação de novos públicos para a arte, para a difusão da produção artística e a valorização dos bens culturais. Ao longo dos anos, tem desenvolvido programas educativos para Artes Visuais, Artes Cênicas e Educação Patrimonial, alcançando mais de 60 mil estudantes no Distrito Federal. Além do inovador trabalho de mediação desenvolvido para o teatro, a iniciativa também colabora com o cenário da economia criativa local, com o Curso de Mediação Cultural que desde 2019 insere novos mediadores no mercado de trabalho. A Mediato está comprometida em cultivar uma comunidade crítica e sensível, com senso de pertencimento, valorização e também apreciação da cultura local.

    Serviço

    Programa Educativo do Museu de Arte de Brasília (MAB) 

    (Setor de Hotéis e Turismo Norte, trecho 1, Projeto Orla)

    Agendamento para escolas: https://conecta.mediato.art.br/

    Oficinas aos finais de semana: não é necessária inscrição

    Funcionamento: Todos os dias, exceto terça-feira, de 10h às 19h

    Informações: @mediato.art

    Acesso: gratuito



    Sobre Ana Paula Oliveira
    Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas.
    Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida..

    Destaques

    redes sociais

    0FãsCurtir
    0SeguidoresSeguir

    RECENTES