Foto: reprodução/Agência Brasília
O Governo do Distrito Federal vai nomear em novembro 1,2 mil policiais militares, 600 civis e 150 penais. A confirmação veio do secretário de Economia, Ney Ferraz, durante reunião com representantes das categorias, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (30).
“É uma determinação do governador Ibaneis [Rocha] e estamos trabalhando para isso. Mas esse prazo é fundamental para dar tranquilidade à gestão orçamentária, além de toda segurança jurídica necessária para uma nomeação de quase 2 mil servidores”, esclareceu Ferraz.
Segundo ele, será necessário enviar ao governo federal um pedido de ajuste à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2025) para constar o número total das novas convocações. “Na próxima semana, enviamos ao Ministério da Gestão e Inovação o pedido de adequação nas quantidades autorizadas de novas nomeações e, em seguida, esperamos que o Congresso referente esse ajuste”, detalhou.
Mais de 10 mil policiais
Para o secretário de Economia, o investimento na nomeação desses policiais vai resultar em mais qualidade de vida para todo o DF. “A população é quem mais ganhará com essas nomeações, que prefiro chamar de investimentos, porque não são gastos”, destacou. Ferraz lembrou que, mesmo sendo o DF a unidade da Federação com a melhor qualidade de vida do país, a intenção é aprimorar ainda mais a gestão nesta área específica.
Ao longo do governo Ibaneis Rocha, a segurança pública já foi reforçada com 8.131 novos servidores. Destaque para a nomeação de 3.633 soldados da PMDF e 1.607 do Corpo de Bombeiros. Somente em 2024, foram nomeados 1.277 PMs; 683 agentes de polícia; 207 escrivães; e 326 policiais penais.
Entre cargos e funções, há delegados, agentes, escrivães, papiloscopista, peritos criminais e médicos, praças (soldados, cabos e sargentos) e oficiais. Com as novas nomeações previstas para novembro, o governo vai contabilizar mais de 10 mil servidores reforçando a atuação das forças policiais.
Os estudantes interessados em ocupar uma vaga em um curso de graduação em uma instituição…
Com a aproximação das eleições de 2026, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por…
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) terá equipes de vacinação trabalhando em 18…
Crianças e adolescentes passam a ter garantido, por lei, o acesso a programas de saúde…
O Congresso Nacional derrubou, nesta quinta-feira (21), vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva…
O governo federal está com formulário aberto para que municípios de todo o país manifestem…