Destaques MG

Em nova etapa, sistema do Instituto Mineiro de Gestão das Águas recebe cadastros de usos insignificantes de recursos hídricos

Usuários do Sistema de Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos (Sout), gerenciado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), já podem enviar cadastros relativos a demais modos de uso de recursos hídricos que ainda não estavam disponíveis na plataforma, uma delas é para usos insignificantes da água. A nova função está disponível desde 1/2/2025.

Desde 2017, os cadastros de usos insignificantes são realizados pelo Igam em sistema próprio, automatizado e com a emissão instantânea da certidão ao final do cadastramento. Posteriormente, com o lançamento do Portal Ecosistemas, o sistema de uso insignificante passou a integrar o portal como um dos sistemas disponíveis aos usuários.

Com o Sout, em março de 2024, o Igam procurou reunir em uma única plataforma todos os requerimentos de regularização de usos e intervenções em recursos hídricos do estado. Já em setembro, o sistema foi lançado em produção com a entrada de requerimentos de outorga, autorização de perfuração, usos isentos de outorga, declaração de reserva de disponibilidade hídrica (DRDH) e notificação de intervenção emergencial.

“O acesso a toda regularização em um mesmo sistema traz a vantagem ao usuário de concentrar seus pedidos e autorizações em uma única plataforma, facilitando seu gerenciamento e o controle dos usos da água no empreendimento, bem como ter acesso aos seus atos emitidos com facilidade”, afirma o diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca.

Outros modos de uso contemplados

Além do uso insignificante, o Sout passou a recepcionar os demais modos de uso não contemplados no lançamento do sistema ao público em 2024, com exceção da outorga coletiva. Os modos que foram contemplados são rebaixamento de nível de água para mineração, rebaixamento de nível de água para obra civil, remediação de água subterrânea contaminada, pesquisa hidrogeológica, dragagem em cava aluvionar, e bateria de poços.

Os requerimentos de outorga destes modos de uso estavam sendo recepcionados por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e agora serão recepcionados via Sout.

Estatísticas do Sout

A modernidade da plataforma também já atraiu 1,4 mil responsáveis técnicos e um total de 27.250 empreendimentos cadastrados. Foram formalizados, ainda, 4.879 requerimentos, sendo que 1,8 mil já foram analisados pela equipe técnica do Igam. Para o diretor-geral do instituto, Marcelo da Fonseca, os números refletem a eficiência e a facilidade da ferramenta.

A ferramenta foi desenvolvida pelo Igam, por meio da empresa Aquora Tecnologia e Meio Ambiente, composta por profissionais que já desenvolveram também o Sistema de Monitoramento Remoto Integrado das Águas (Mira).

Como acessar

Para ter acesso ao Sout, é necessário que o usuário faça cadastro no Portal Ecosistemas, que reúne os principais serviços oferecidos pelo sistema. Para isso, basta fornecer CPF, e-mail, criar uma senha e aceitar os termos.

Portanto, antes de solicitar uma outorga, o usuário precisa se cadastrar no Portal Ecosistemas e, após este passo, subir os documentos necessários no Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas (Cadu).

Confira abaixo os tutoriais produzidos pela equipe do Igam para orientar os usuários no acesso ao novo Sistema de Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos (Sout):

Tutorial Sout – Requerente
Tutorial Sout – Responsável técnico

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

City tour gratuito mostra história e beleza de Brasília a moradores e turistas

Brasília acaba de completar 65 anos e, de presente, moradores e turistas ganharam um city…

2 dias ago

Estado decreta situação de emergência em saúde pública diante do aumento de doenças respiratórias

O Governo de Minas decretou, nesta sexta-feira (2/5), situação de emergência em saúde pública devido…

2 dias ago

Governo de Minas inicia na próxima segunda-feira (5/5) aulas ao vivo da Maratona Enem 2025

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ganha reforço em Minas Gerais…

2 dias ago

Anvisa volta a interditar pasta dental da Colgate

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) voltou a interditar cautelarmente o creme dental Total…

3 dias ago

GDF vai convocar mais 1.950 policiais em novembro

O Governo do Distrito Federal vai nomear em novembro 1,2 mil policiais militares, 600 civis…

4 dias ago

Polícia Militar realiza megaoperação no feriado de Dia do Trabalho em Minas Gerais

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária…

4 dias ago