Destaques MG

Emergência MG: Saiba como acionar as Forças de Segurança pelo aplicativo do Governo de Minas durante o Carnaval

O MG App, aplicativo oficial do Governo de Minas coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), conta com menu exclusivo para atender o cidadão de Belo Horizonte e de outras 106 cidades mineiras que precisar acionar as Forças de Segurança com rapidez neste Carnaval. O Emergência MG é o primeiro serviço do menu do MG App e realiza o acionamento via internet do 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros Militar).

O atendimento digital possibilita que o pedido de ajuda seja feito por chat, e não apenas por meio de uma ligação. Isso auxilia o folião que está num lugar com som alto, por exemplo, e não consegue falar em uma chamada telefônica. Ele também permite, de forma segura, o compartilhamento de localização, envio de fotos e realização de videochamadas, agilizando o acionamento correto das Forças de Segurança.

O Emergência MG é coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG) e foi desenvolvido de forma integrada com a Seplag-MG, Polícia Militar de Minas Gerais, Polícia Civil de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) e TabControl.

“O MG App é atualizado e aprimorado constantemente para que o cidadão tenha muito mais facilidade, agilidade e conforto ao recorrer a serviços essenciais. Desde que Emergência MG foi lançado, em dezembro de 2023, o serviço está disponível no MG App e este é o canal em que foi realizada a maior parte dos seus acionamentos”, destaca o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz.

O uso do Emergência MG faz parte das estratégias de segurança do Governo de Minas para o período de Carnaval no estado.

“O chat é uma importante ferramenta para que os foliões tenham o auxílio das Forças de Segurança naqueles momentos em que mais precisam. Ele também pode ser acessado pelo browser do navegador e por meio do Telegram, e garantirá às pessoas um Carnaval cada vez mais seguro em Minas Gerais”, afirma o superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp-MG, Bernardo Pinto Coelho Naves.

MG App

Além do Emergência MG, o MG App oferta mais de 200 outros serviços públicos. Pelo aplicativo, durante o Carnaval, o folião também poderá, no menu Segurança Pública, registrar e acompanhar um boletim de ocorrência e bloquear o celular. Também é possível solicitar agendamento para emissão da carteira de identidade e de motorista – em caso de perda ou roubo de documento.

O aplicativo já ultrapassou a marca de 5 milhões de usuários cadastrados e pode ser baixado gratuitamente nas lojas Google Play e iOS.

Emergência MG

O Emergência MG também pode ser acessado neste site e aplicativo de mensagens Telegram (procurando na lupa por Emergência MG). Lançado inicialmente no município de Lagoa Santa como cidade piloto do projeto, o Emergência MG já atende a 107 cidades, alcançando mais de 7 milhões de mineiros.

O projeto é pioneiro no país e também tem um caráter inclusivo, pois permite o acionamento por pessoas surdas.

Municípios do interior que precisam falar com as Forças de Segurança devem ligar para as corporações nos seguintes telefones: 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros Militar).

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Operação combate violência contra mulheres e mobiliza 50 mil agentes

No mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, conhecido como Agosto Lilás,…

3 dias ago

Conselhos tutelares da Asa Norte e do Lago Norte têm novas áreas de atuação

As áreas atendidas pelos conselhos tutelares da Asa Norte e do Lago Norte foram atualizadas.…

4 dias ago

Paciente do SUS pode ser atendido por planos de saúde em setembro

A partir de setembro, pacientes da rede pública poderão ser atendidos de forma gratuita por…

4 dias ago

Minas Gerais dá início à campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos

Carinho, companhia e fidelidade: quem convive com cães e gatos sabe o quanto eles se…

4 dias ago

Professores da rede estadual podem se inscrever em curso gratuito de educação socioemocional até 6/8

Estão abertas, até a próxima quarta-feira (6/8), as inscrições para o curso gratuito de Extensão…

4 dias ago

Minas Gerais disponibiliza mais de 17 mil vagas de emprego em postos do Sine

Os postos do Serviço Nacional de Emprego (Sine) em Minas Gerais oferecem 17.129 oportunidades de…

4 dias ago