Por Kleber Karpov
O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), publicou edital de homologação do concurso de formação de praças 2023 da Polícia Militar do DF (PMDF). Ao todo 1.200 PMs devem ser integrados às forças de segurança do DF, caso esse, comemorado tanto por Rocha quanto pela vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressista).
“É com alegria que anuncio que 1.200 policiais militares foram homologados no Concurso de Formação de Praças de 2023. Esta é uma conquista que buscávamos havia algum tempo e representa um grande avanço para o fortalecimento da segurança pública em nosso Distrito Federal. Desejo muito sucesso a cada um dos novos policiais. Seguimos juntos pelo DF!”, publicou Rocha nas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
Celina Leão, por sua vez, fez um resgate histórico da articulação política, em 8 de maio desse ano, com parlamentares na Câmara dos Deputados, que garantiu a a aprovação da alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do governo federal de 2024, de modo a viabilizar a reforçar a segurança da PMDF e da Polícia Civil do DF (PCDF).
“Nossa luta foi incansável para chegar até aqui, e vocês acompanharam cada passo do nosso trabalho para que essas nomeações se tornassem realidade. Tivemos, inclusive, que realizar uma mudança legislativa na Câmara dos Deputados e, com o apoio integral do governador Ibaneis, conquistamos essa grande vitória!”, publicou Celina Leão nas redes sociais.
Atuação feminina
Continuamos também batalhando pelo chamamento dos nossos policiais civis. Nosso trabalho não para, pois sabemos que uma segurança pública de qualidade é feita por mulheres e homens bem preparados. Na homologação de hoje, temos 1.200 policiais militares, incluindo 300 mulheres! Sejam muito bem-vindos!
Ativista incondicional da defesa da mulher em diversas frentes, desde a proteção contra a violência, ao empoderamento feminino com a atuação das mulheres em todas as esferas do poder, seja no Legislativo, Executivo ou Judiciário, Celina Leão também fez questão de ressaltar a importância da atuação da mulher em relação a Segurança Pública. A Leoa como é carinhosamente conhecida ponderar que dentre os 1.200 vagas de praças da PMDF, 300 são destinadas às mulheres.