Destaques

Secretário de Saúde de Minas é o novo presidente do Conass

O secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti, foi eleito por unanimidade presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), para o biênio 2023/2024. A eleição ocorreu durante assembleia para escolha da nova diretoria da entidade, realizada na manhã desta quarta-feira (29/3), em Brasília. A posse será em abril.

Divulgação Conass

Em seu discurso, Bacheretti agradeceu o apoio dos pares e reafirmou seu compromisso com a saúde pública, em consonância com os interesses dos demais secretários. “Tenho facilidade de comunicação com o Ministério da Saúde, mas defenderei as nossas posições ainda que elas não sejam as mesmas da pasta, pois temos a responsabilidade de construir políticas públicas de saúde que possam transformar as realidades dos estados. Temos de ter esse olhar para buscar estratégias coletivas e resolutivas para enfrentar os desafios”, afirmou o secretário, que era vice-presidente do Conselho desde 2022.

O presidente eleito disse ainda que a troca de experiências entre os estados membros do Conselho deve ser uma das prioridades da sua gestão, uma vez que, para ele, conhecer as experiências exitosas é fundamental para encontrar soluções que possam ser adaptadas a cada realidade.

Cipriano Maia, atual presidente do Conass, ressaltou que a nova diretoria deve representar o Conselho nas instâncias de discussão nacionais e internacionais. “O clima de entendimento é fundamental para termos uma direção unida em torno da defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Tive o prazer de assumir esta instituição após sucessivas gestões exitosas e desejo a todos que foram eleitos neste momento tão rico de retomada da construção do SUS que continuem conduzindo o Conass neste trabalho histórico de fortalecimento da saúde pública no Brasil”, concluiu.

Baccheretti escolheu a secretária de Estado da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, como primeira vice-presidente, refletindo a maior representatividade de mulheres nas Secretarias Estaduais de Saúde.

Sobre o novo presidente

Fábio Baccheretti é graduado em medicina pela Universidade Vale do Rio Verde e pós-graduado em gestão em saúde – excelência operacional na área da saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein. É especialista em radiologia e diagnóstico por imagem pela Santa Casa de Belo Horizonte.

Ingressou no hospital Júlia Kubitschek em 2011, como plantonista da emergência. Foi coordenador de plantão e da unidade de emergência. Em 2018, assumiu a função de diretor hospitalar da unidade e, 11 meses depois, foi nomeado presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

Em 2021, Bacheretti foi convidado pelo governador Romeu Zema para assumir a gestão da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. À frente da pasta, contribuiu para a implantação e aperfeiçoamento de diversos programas, como o Opera Mais Minas Gerais, responsável pela realização de mais de 175 mil cirurgias eletivas no estado em 2022, número cerca de 20% acima do realizado em 2019, ano pré-pandemia.

Além disso, a equipe da SES-MG atuou com investimentos na atenção primária, com a destinação de recursos para a reforma de Unidades Básicas de Saúde em todos o estado, construção de novas unidades e retomada de obras paralisadas. Outro programa em andamento é a finalização das obras de seis hospitais regionais, que vão disponibilizar mais de 1.450 leitos para a população nos próximos dois anos.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Minas intensifica ações de combate à violência contra a mulher

O Governo de Minas tem intensificado as ações de combate à violência contra a mulher.…

8 horas ago

Pacientes do SUS em Minas Gerais podem escolher hospital para a realização de cirurgias eletivas

O Governo de Minas está colocando em prática uma iniciativa inédita para os usuários do…

8 horas ago

Secretaria de Saúde de Minas capacita profissionais para enfrentamento das arboviroses nos municípios

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está promovendo, até esta quinta-feira…

13 horas ago

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61)…

13 horas ago

Caesb lança edital para concurso público, que terá provas em março de 2025

O edital para a realização do concurso da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal…

14 horas ago

Decreto institui celebração do Dia da Consciência Negra no calendário oficial do DF

O governador Ibaneis Rocha assinou, na manhã desta quarta-feira (20), o decreto que oficializa a…

2 dias ago