Distrito Federal

DF Inova Tech oferece 600 vagas para cursos gratuitos de capacitação

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF) lançam, nesta terça-feira (22), 600 vagas para cursos gratuitos de qualificação, aperfeiçoamento e iniciação profissional, por meio do programa DF Inova Tech. As aulas serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF).

As formações são destinadas a pessoas de baixa renda, estudantes do ensino médio, trabalhadores em geral e desempregados.

“Investir na formação de recursos humanos, em especial nas áreas tecnológicas, é fundamental para que conquistemos um novo padrão de inovação nas empresas e na sociedade. Neste sentido, os cursos oferecidos pelo programa DF Inova Tech são uma importante ferramenta para inclusão de jovens e adultos, cujo principal objetivo é estimular a economia do DF por meio da geração de emprego e renda”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Amaral.

As inscrições devem ser feitas pelo site do Senai-DF até 21 de outubro ou enquanto houver vagas. Há opções de cursos nas escolas de Brasília, que fica no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), do Gama e de Taguatinga. Há vagas nos turnos matutino, vespertino e noturno, e nas áreas de construção, energias renováveis, gestão, tecnologia da informação e vestuário.

Os cursos ofertados neste edital são presenciais, divididos nas modalidades de qualificação, de aperfeiçoamento e de iniciação profissional, de curta duração, com cargas que variam de 20 a 240 horas/aula. O primeiro tem o objetivo de inserir o aluno no mercado de trabalho ou de lhe permitir uma recolocação profissional. Já o segundo, trata da ampliação ou da atualização de competências de determinado perfil profissional. O último é complementação de conhecimento prévio que o aluno já tenha. Em ambos os casos, os concluintes recebem certificados.

6 mil
Número de certificados entregues desde 2019 pelo programa DF Inova Tech

Inscrição

No formulário de inscrição é necessário inserir cópia do RG (frente e verso). Em seguida, o candidato receberá um e-mail confirmando a inscrição.

Os pré-requisitos variam conforme o curso e as vagas serão ocupadas por ordem de inscrição. O Senai-DF convocará os inscritos, por e-mail ou por telefone, para efetivarem a matrícula quando as turmas atingirem a quantidade mínima de alunos.

O prazo para comparecer à escola em que o curso será ofertado é de até dois dias úteis após a convocação, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21h. Menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal. O não comparecimento acarretará a perda da vaga.

O DF Inova Tech não permite que os alunos cursem outra formação no Senai-DF simultaneamente. Após a conclusão do curso, o interessado poderá se inscrever em outra capacitação. Leia aqui o edital.

Sobre o DF Inova Tech

O programa DF Inova Tech é fruto de um convênio assinado em 2019 pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF e pela Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF) com o Senai-DF, que é responsável pela formação dos profissionais. O objetivo é qualificar profissionais para o setor produtivo, estimulando a inovação. Desde o início da iniciativa, já foram entregues 6 mil certificados.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Ibaneis Rocha sanciona lei que cria Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha

O governador Ibaneis Rocha sancionou, nesta quinta-feira (21), a Lei Nº 7.575, que institui a…

7 horas ago

Pensionistas do Ipsemg que fizeram aniversário em outubro só têm até o dia 29/11 para realizarem a prova de vida

Os 819 pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg),…

7 horas ago

Governo de Minas promove Dia D de Vacinação em todo o estado

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), promove, neste…

8 horas ago

Minas intensifica ações de combate à violência contra a mulher

O Governo de Minas tem intensificado as ações de combate à violência contra a mulher.…

1 dia ago

Pacientes do SUS em Minas Gerais podem escolher hospital para a realização de cirurgias eletivas

O Governo de Minas está colocando em prática uma iniciativa inédita para os usuários do…

1 dia ago

Secretaria de Saúde de Minas capacita profissionais para enfrentamento das arboviroses nos municípios

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está promovendo, até esta quinta-feira…

1 dia ago