Distrito Federal

GDF disponibiliza mais de duas mil vagas em cursos de confeiteiro, padeiro e mídias sociais

Atento às necessidades da população e do mercado de trabalho, o Governo do Distrito Federal (GDF) lança mais uma iniciativa voltada para capacitação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. São mais de duas mil vagas em cursos de confeiteiro, mídias sociais, repositor, recepcionista, operador de caixa, entre outras ocupações.

Gratuita, a oferta se dá por meio do programa Prática DF, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet). As inscrições estão abertas até o dia 29 e podem ser feitas no site da secretaria.

Podem participar pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social e que necessitem de capacitação para entrar no mercado de trabalho. É preciso ter mais de 16 anos de idade, possuir o quinto ano do ensino fundamental completo, ser beneficiário do seguro desemprego, estar desempregado ou ser trabalhador informal.

As vagas são destinadas, preferencialmente, a moradores de Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Taguatinga, Samambaia, Santa Maria, Riacho Fundo II e Itapoã. Todas as condições podem ser consultadas no edital divulgado pela secretaria.

“Em relação aos cursos, foi realizada uma pesquisa de demanda econômica para identificar a carência de profissionais no mercado nas áreas dos cursos ofertados. Ao consultar as empresas parceiras, constatamos que a grande dificuldade enfrentada por elas é o preenchimento das vagas disponíveis, o que motivou a criação do Prática DF”, explica o titular da Sedet, Thales Mendes.

Partes das regiões administrativas selecionadas estão entre as mais populosas do Distrito Federal, como Ceilândia e Samambaia, o que motivou a procura por profissionais nessas cidades. “Algumas empresas parceiras de locais onde as primeiras turmas concluíram as aulas práticas já ofereceram empregos aos alunos. Quando abrem vagas, os critérios de seleção priorizam a população mais vulnerável, oferecendo a possibilidade de retorno ao mercado de trabalho ou a oportunidade de se tornarem empreendedores e gerar renda familiar de forma mais rápida e efetiva”, acrescenta o secretário.

Conforme reforça a secretaria, o projeto procura desenvolver habilidades para o mercado de trabalho e promover a inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social. Os cursos têm carga horária de 80 horas/aula e são ministrados de segunda a sexta-feira.

Veja todos os cursos disponíveis

→ Confeiteiro
→ Cuidador de idosos
→ Estoquista/repositor
→ Mídias sociais
→ Operador de telemarketing
→ Rotinas administrativas
→ Recepcionista
→ Assistente de vendas
→ Operador de caixa
→ Padeiro.

Ana Paula Oliveira

Jornalista formada em Brasília tendo a Capital Federal como principal cenário de atuação nos segmentos de revista, internet, jornalismo impresso e assessoria de imprensa. Infraero, Engenho Comunicação, Portal Fato Online e Câmara em Pauta, Revista BNC, Assessoria de Comunicação do Sesc-DF, Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Rádio Nacional da Amazônia e Jornal GuaráHOJE/Cidades são algumas das empresas nas quais teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos renomados nomes do jornalismo no Brasil, e não perdeu nenhuma chance de aprender com esses profissionais. Na televisão, atuou na TV local de Patos de Minas em 2017, além de experiências acadêmicas. Ana Paula Oliveira nasceu em Bonfinópolis de Minas e foi morar em Brasília aos 14 anos e retorna à cidade natal em 2018. Durante os 20 anos em que passou na capital, a bonfinopolitana não desperdiçou as chances de crescer como pessoa e também como profissional, com garra e determinação. Além disso, conquistou algo não menos fundamental na sua caminhada: amigos. Isso mesmo. Para a jornalista não ter verdadeiros amigos significa ter uma vida vazia. E, com certeza, esse é um dos seus objetivos, fazer novos amigos nessa nova jornada da vida.

Recent Posts

Minas intensifica ações de combate à violência contra a mulher

O Governo de Minas tem intensificado as ações de combate à violência contra a mulher.…

14 minutos ago

Pacientes do SUS em Minas Gerais podem escolher hospital para a realização de cirurgias eletivas

O Governo de Minas está colocando em prática uma iniciativa inédita para os usuários do…

22 minutos ago

Secretaria de Saúde de Minas capacita profissionais para enfrentamento das arboviroses nos municípios

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está promovendo, até esta quinta-feira…

5 horas ago

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61)…

6 horas ago

Caesb lança edital para concurso público, que terá provas em março de 2025

O edital para a realização do concurso da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal…

6 horas ago

Decreto institui celebração do Dia da Consciência Negra no calendário oficial do DF

O governador Ibaneis Rocha assinou, na manhã desta quarta-feira (20), o decreto que oficializa a…

1 dia ago